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dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768494P4pt_BR
dc.contributor.referee1Bessa, Marcus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776718D0pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Tufi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.creatorChagas, Daniel Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8784087Z6pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-03T11:53:47Z-
dc.date.available2016-02-03-
dc.date.available2016-02-03T11:53:47Z-
dc.date.issued2014-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/648-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the management staff of two schools, located in Belo Horizonte city, that belong to the same Education Regional Superintendence (SRE) receive the Mathematics external assessment results, in special, the results of the external evaluation of the Assessment Program of the Public Basic Education System (PROEB) and how those managers pass the results to their secondary mathematics teachers. The purpose of this study was developed by a qualitative search, using semi structured interviews, with the Regional Board of Education´s director, school managers, specialists (pedagogues) and mathematics teachers, whom work in the secondary school. An official documents analysis, divulgated by SIMAVE and CAEd – a study center that is responsible for the systematization and dissemination of PROEB results, was conducted. Going from the findings, an Education Plan of Action is proposed: an extension of the Pedagogical Intervention Program (PIP) of the Primary Education to High schools, being, therefore, denominated PIPEM. The Plan is composed by pedagogic suggestions to the management staff, with the objective of helping them in a more efficient appropriation of results, in order to the teachers become able to reflect and develop differentiated teaching strategies in their classrooms.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como as equipes gestoras de duas escolas, localizadas em Belo Horizonte, pertencentes à mesma Superintendência Regional de Ensino (SRE), recebem os resultados das avaliações externas em Matemática; em particular, das Avaliações Externas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) e como fazem o repasse desses resultados para os professores do Ensino Médio do referido componente curricular. A proposta deste trabalho foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com o diretor da DIRE (Diretoria Educacional) da Regional, os gestores escolares, os especialistas (pedagogos) e os professores de Matemática do referido segmento. Também foi realizada a análise de documentos oficiais divulgados pelo SIMAVE e CAEd – centro de estudos responsável pela sistematização e divulgação dos resultados das avaliações do PROEB. A partir das constatações, é proposto um Plano de Ação Educacional: a extensão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP)/Ensino Fundamental para o Ensino Médio, denominado PIPEM. O Plano é composto de sugestões pedagógicas para as equipes gestoras, com o objetivo de auxiliá-las para uma apropriação mais eficaz dos resultados, a fim de que os professores possam refletir e desenvolver estratégias diferenciadas de ensino em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectEquipe gestorapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExternal evaluationspt_BR
dc.subjectResults appropriationpt_BR
dc.subjectManagement staffpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação de resultados das avaliações do PROEB pelas equipes gestoras e seu repasse aos professores de matemática do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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