Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6480
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meiryjanecavalcanterattes.pdf988.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Micarello, Hilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145663710161731pt_BR
dc.contributor.referee2Froés, Marli Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6891369331016361pt_BR
dc.creatorRattes, Meiry Jane Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1780331166371397pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-22T10:14:15Z-
dc.date.available2018-03-21-
dc.date.available2018-03-22T10:14:15Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6480-
dc.description.abstractThis dissertation, developed within the ambit of the Professional Master´s Degree in Management and Evaluation of Public Education of the Public University of the Federal University of Juiz de Fora, discusses the appropriation of SADEAM results, related to textual production in the State School Mirtes Rosa Mendes of Mendonça Lima, which offer the high school in the city of Itacoatiara, in the state of Amazonas. Given the difficulties in this area, evidenced by the data of the state external evaluation, it is intended to analyze how the management intervention, directed to the process of appropriation of SADEAM results, focused on the textual production of said school. In addition, it is intended to know what challenges the management team faces in order to promote the appropriation of the results by the teachers and what strategies they use to overcome these challenges. Finally, it is hoped to promote reflections about how the results of SADEAM, related to textual production in High School, can be understood by the school collective. As research instruments, documentary analyzes and semi-structured interviews were used with the regional coordinator, assistant pedagogical coordinator of the High School of Regional Coordination and school manager. The outcomes of the research indicate that the practice of appropriation of SADEAM results, related to textual production, has not yet been carried out in the selected school for the research. Based on these results, we propose an Educational Action Plan aimed at improving the appropriation of SADEAM, focused on the textual production in High School for the whole school community, so that this information can be used in the teachers´ planning, aiming at advances in students learning.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, discute a apropriação de resultados do SADEAM, relativos à produção textual na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima, que oferta o ensino médio no município de Itacoatiara, no estado do Amazonas. Dadas as dificuldades nesta área, evidenciadas pelos dados da avaliação externa estadual, pretende-se analisar como ocorre a intervenção da gestão, direcionada ao processo de apropriação dos resultados do SADEAM, com foco na produção textual da referida escola. Além disso, pretende-se conhecer que desafios enfrentam a equipe gestora para promover a apropriação dos resultados pelos docentes e quais estratégias utiliza para superar esses desafios. Finalmente, espera-se promover reflexões acerca de como os resultados do SADEAM, relativos à produção textual no Ensino Médio, podem ser compreendidos pelo coletivo escolar. Como instrumentos de pesquisa foram utilizadas as análises documentais e as entrevistas semiestruturadas com o coordenador regional, coordenadora adjunta pedagógica do Ensino Médio da Coordenadoria Regional e gestor escolar. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de apropriação de resultados do SADEAM, relativos à Produção Textual, ainda não se efetivou na escola selecionada para a pesquisa. Com base nesses resultados, propomos um Plano de Ação Educacional com vistas ao aprimoramento da apropriação dos resultados do SADEAM, voltados à produção textual no Ensino Médio para toda a comunidade escolar, a fim de que essas informações possam ser utilizadas no planejamento dos professores, visando a avanços na aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectSADEAMpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectResults managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação dos resultados do SADEAM relativos à produção textual no ensino médio: um estudo sobre a ação gestora em uma escola estadual de Itacoatiara - AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.