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dc.contributor.advisor1Silva, Cristina Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.contributor.referee1Bispo, Raphael-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Francirosy Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600661822879971pt_BR
dc.creatorOliveira, Ana Clara Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174141719962630pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T14:37:29Z-
dc.date.available2018-02-01-
dc.date.available2018-03-21T14:37:29Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6462-
dc.description.abstractIn the present thesis, I aimed to explore the experience of the Muslim veil within varied analytical ambits. I seek to understand the underlying motivations regarding the use of the veil that transform this habit into such a shocking social action to people outside Islam, and I also try to grasp its meanings to the women constantly wearing this garment. Firstly, I develop a brief account concerning the fabrication of Orientalist discourses, emphasizing the relation between Orient and Occident and how the woman with the hihab became an icon in the context of contemporary social discussions that are promoted in the West. Then, I propose to understand Islam as a nation that functions as a local organization but likewise as a mechanism of international identification. Lastly, from my field experience in the Islamic Mosque of Juiz de Fora, I bring data about the women studied and I approach their conversion to Islam as a process of construction of an identity and as a personal choice of social insertion. This process originates in the body and, with practice, is internalized by the subject. The veil is the icon that guides our debate, operating as an esthetic element that is central to the attempt of comprehending a performance whose vast dimensions are imbricated in the livid experiences.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho eu quis explorar a experiência do véu muçulmano em diferentes âmbitos de análise, procuro entender porque o uso do véu é uma ação social tão impactante para os não muçulmanos e qual o sentido do véu para as mulheres que o usam. Desenvolvo uma breve análise sobre a história da confecção de discursos orientalistas enfatizando a relação entre Oriente e Ocidente e como a mulher de hijab se tornou um ícone das discussões sociais ocidentais contemporâneas. Proponho entender o islã como uma nação que funciona tanto quanto uma organização local, como um acesso de identificação internacional. A partir de minha experiência de campo na Mesquita Islâmica de Juiz de Fora trago dados das mulheres muçulmanas estudadas e busco trabalhar a conversão das brasileiras ao islã como um processo de construção de identidade e uma escolha pessoal de inserção social. Um processo que se inicia no corpo e com a prática se internaliza no sujeito. O véu é o ícone que norteia todo esse debate, sendo ele, um elemento estético que desempenha um papel fundamental no exercício da compreensão de uma performance de dimensões muito maiores imbricadas na experiência vivida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleExperiências do véu: um estudo sobre os desenlaces de ser muçulmana entre as mulheres revertidas da mesquita de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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