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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Riani, Frederico Augusto D'Avila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220352J8pt_BR
dc.contributor.referee2Alvarenga, Murilo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768668T1pt_BR
dc.creatorFonseca, João Fausto da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498850D4pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-03T11:26:27Z-
dc.date.available2016-02-03-
dc.date.available2016-02-03T11:26:27Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/643-
dc.description.abstractThe Mining School Administration System (SIMADE) is a school management system network, which was established by Resolution 1180/2008. Contain data and information on the educational process and school management of all the educational units of the State of Minas Gerais. At the time of implementation of SRE in schools Ouro Preto, some functions of the system were still in the testing phase and to date, this integrated network system is not yet consolidated. Therefore, it has become a pressing need to raise the opinion of the directors and secretaries of the regional schools, major users and feeders system for critical elements (problems) presented in the implementation and that still persist. Thus, the overall goal of this dissertation is analyze the implementation of the SRE SIMADE in Ouro Preto and propose an action plan aimed at improving the utilization of the system by the schools in the field of regional servers. This is a qualitative and quantitative approach, exploratory-descriptive, and research instruments used were semi-structured interview and structured questionnaire. Thus, the sample of field research consisted of 30 officers and 30 Secretaries (the) school working in operation and use of data SIMADE. Based on the results collected by the survey, there was a need to propose an Action Plan for Education - PAE aiming at improving processes, adding new features, new features, and capabilities of the users of the system and feeder schools SRE Gold black.pt_BR
dc.description.resumoO Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) é um sistema de gestão escolar em rede, que foi instituído pela Resolução 1180/2008. Contêm dados e informações sobre o processo educativo e a gestão escolar de todas as unidades de ensino do Estado de Minas Gerais. Na época da sua implementação nas escolas da SRE Ouro Preto, algumas funções do sistema ainda encontravam-se em fase de testes e, até hoje, esse sistema integrado em rede ainda não se encontra consolidado. Diante disso, tornou-se premente a necessidade de levantar a opinião dos diretores e secretários das escolas da regional, importantes usuários e alimentadores do sistema, quanto aos elementos críticos (problemas) apresentados na implementação e que ainda persistem. Com isso, o objetivo geral desta dissertação é analisar a implementação do SIMADE na SRE Ouro Preto e propor um plano de ação visando aprimorar a utilização do sistema pelos servidores das escolas do âmbito da regional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório-descritivo, e os instrumentos de pesquisa utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário estruturado. Assim sendo, a amostra da pesquisa de campo foi constituída por 30 Diretores e 30 Secretários(as) das escolas que trabalham na operacionalização e utilização de dados do SIMADE. Com base nos resultados levantados pela pesquisa, verificou-se a necessidade de se propor um Plano de Ação Educacional - PAE visando à melhoria nos processos, acréscimo de novas funcionalidades, novos recursos, e capacitações dos usuários e alimentadores do sistema nas escolas da SRE Ouro Preto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSIMADEpt_BR
dc.subjectSistema de Gestão Escolarpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectSIMADEpt_BR
dc.subjectSchool Management Systempt_BR
dc.subjectInformation Technology and Communications (ICT)pt_BR
dc.subjectProcessespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão escolar em rede: estudo de caso e proposta de melhorias do Sistema Mineiro de Administração Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Pretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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