Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6422
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
biancachavesleitelignani.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Toledo, Kelvia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937717214929188pt_BR
dc.contributor.referee1Guedes, Cleverson Raymundo Sbarzi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2394620408499598pt_BR
dc.contributor.referee2Lago, Cristiano Álvares Valladares do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3443836158867613pt_BR
dc.creatorLignani, Bianca Chaves Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T15:24:38Z-
dc.date.available2018-03-13-
dc.date.available2018-03-20T15:24:38Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6422-
dc.description.abstractThis article has the purpose to analyze the consequences of the existence of illegal evidence in Brazilian criminal procedures, highlighting the principle of inadmissibility of them, which make consider those evidence null and obligates its unravel, simultaneal, the psychologic impossibility of effective nullity of the evidence once known by the judge. Its importance consists on the need of identify situations in which the judges act partially. In order to defend that, it was made a bibliography revision about the subjects that sustain the hypothesis and a brief explanationabout some important concepts and rules of Brazilian criminal procedure, such as a comparison between the ideal that is in the law and what actually happens. The conclusion is that when the legislator matters exaggeratedly with the speed of the process, loses his or her opportunity to avoid situations that may harm the impartiality of the Judiciary and so as cause inefficiency and even illegally to the criminal procedure.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como escopo fazer uma análise das consequências da presença de provas ilícitas no processo penal, levando em conta o princípio da inadmissibilidade delas, que as considera nulas e determina o seu desentranhamento do processo e, simultaneamente, a impossibilidade psicológica de efetiva nulidade pelo(a) juiz(a) que já conheceu dessa mesma prova. Sua importância consiste na necessidade de identificação de hipóteses discretas de parcialidade dos(as) juízes(as) que julgam as causas. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito dos assuntos que fundamentam a hipótese e uma breve explanação sobre alguns conceitos e normas importantes do processo penal brasileiro, bem como a comparação do ideal legal do sistema penal pátrio e o que efetivamente acontece. O que resta observado é que o(a) legislador(a) brasileiro(a), ao perseguir em demasia a economia processual, acaba perdendo a oportunidade de evitar situações que possam prejudicar a imparcialidade do Judiciário e, consequentemente, implicam ineficiência e a própria ilegalidade do processo penal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProvas ilícitaspt_BR
dc.subjectProcesso penalpt_BR
dc.subjectPrincípio da inadmissibilidade das provas ilícitaspt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectConvencimento judicialpt_BR
dc.subjectIllegal evidencespt_BR
dc.subjectBrazilian criminal procedurept_BR
dc.subjectPrinciple of inadmissibility of illegal evidences.pt_BR
dc.subjectCognitive psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENALpt_BR
dc.titleProvas ilícitas: da inadmissibilidade à contaminação do convencimento judicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.