https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6416
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luizfernandopereiradeoliveira.pdf | 244.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Durço, Karol Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8224138904472983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Riani, Frederico Augusto D'Avila | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8449754950340143 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Luiz Fernando Pereira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5404256652747658 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T14:20:11Z | - |
dc.date.available | 2017-05-22 | - |
dc.date.available | 2018-03-20T14:20:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6416 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar, criticamente, a evolução da jurisprudência brasileira no que diz respeito ao prazo concedido à Administração Pública para fins de anulação do ato administrativo responsável pela concessão do benefício previdenciário ao servidor público. Tal abordagem será à luz do princípio da segurança jurídica e da moderna doutrina neoconstitucionalista, que autoriza a revisão, em favor da prevalência dos direitos fundamentais indisponíveis do cidadão, do princípio geral administrativo da supremacia do interesse público sobre o privado, além de permitir a incidência direta dos princípios constitucionais as mais variadas controvérsias jurídicas. Se a jurisprudência brasileira é vacilante ao abordar o tema, é certo que a doutrina especializada não se dedica a abordá-lo com a profundidade necessária, já que se contenta apenas em afirmar que o ato administrativo, por ostentar natureza complexa, se aperfeiçoa apenas após o registro da concessão da aposentadoria pelo Tribunal de Contas da União, oportunidade em que se inicia o prazo decadencial de 05 anos de que dispõe o Poder Público para anular o ato, salvo comprovada má-fé (art. 54, lei nº 9.784/99). O estudo fora desenvolvido sob o método dedutivo, pois construído a partir da análise interdisciplinar entre as doutrinas constitucionais e administrativistas, além dos recentes julgados do Supremo Tribunal Federal. Por fim, depois de se revisitar a decisão do Supremo Tribunal Federal à luz da teoria neoconstitucionalista, chegou-se a conclusão de que de o termo inicial do quinquênio decadencial deve coincidir com o ato concessório inicial do benefício previdenciário. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Servidor público federal | pt_BR |
dc.subject | Aposentadoria | pt_BR |
dc.subject | Decadência da revisão do benefício | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO | pt_BR |
dc.title | O prazo para a administração pública anular o ato administrativo de concessão do benefício previdenciário de aposentadoria ao servidor público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.