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dc.contributor.advisor1Fontenelle, Fabrício Rezende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738470Z3pt_BR
dc.creatorOlela, Olivier Shamololo Nonga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-16T14:17:24Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-03-16T14:17:24Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6369-
dc.description.abstractThe theme addressed in this work is a study on education; The primary and secondary schools in the Democratic Republic of Congo, especially the public ones and a critical approach on the colonial and postcolonial educational system and its content, its various aspects that influence the life and forms of relation of its users, both in the Formal aspects, school layout and results to date, as well as in the various teaching modalities and conceptual characteristics that they can encompass, particularly in the Kisambamba village, in the territory of Madimba in Central Kongo, a part of the country that has an educational deficit Characterized by the lack of school infrastructure, leading the residents to attend the territorial schools that are far from the village, leading to the abandonment of the majority. In this appendix we consider the ethnic-cultural identity of the village very important, to work through the school under construction, a vernacular architecture with different alternative approaches such as permaculture, agroecology to enable its sustainable development. Today it is still possible to perceive in our cultural and architectural productions, in particular, the absence of an original cultural essence. The formation of the new cities and new spaces of coexistence has had a capitalist valorization aimed at the consumption and the beautification of the urban spaces, without socio-cultural base of our context. When we speak of this continent (Africa), where social cohesion has always been the factor Important in the consolidations of communities, we realize that a return to the value of our cultures can be a fundamental part of a new national cohesion capable of making sustainable development possible.pt_BR
dc.description.resumoO tema abordado neste trabalho é um estudo sobre a educação ; a primária e secundária das escolas na República Democrática do Congo, principalmente as públicas e uma abordagem crítica sobre o sistema educacional colonial e pós-colonial e as suas infra-estruturas arquitetônicas e conteúdo , seus diversos aspectos que influenciam na vida e nas formas de relação de seus usuários, tanto nos aspectos formais, da disposição do espaço escolares e seus resultados até o momento, quanto nas diversas modalidades de ensino e características conceituais que estas possam englobar, particularmente na aldeia Kisambamba,no território de Madimba no Kongo Central, zona do país que acusa um deficit educacional caracterizados pela falta de infra-estruturas escolares, levando os moradores na freqüentação das escolas territoriais que são afastadas da aldeia, acarretando a abandono da maioria. Neste apesto consideramos a identidade étnico-cultural da aldeia muito importante, para trabalhar através da escola em construção, uma arquitetura vernacular com diferentes abordagens alternativas como permacultura, agroecologia para viabilizar o seu desenvolvimento sustentável. Hoje em dia ainda é possível perceber através das nossas produções culturais e arquitetônicas, em particular a ausência de uma essência cultural originária. A formação das novas cidades, de novos espaços de convivência tem tido uma valorização capitalista voltada ao consumo e ao embelezamento dos espaços urbanos, sem base ética sociocultural do nosso contexto.Quando falamos deste continente(Africa), aonde a coesão social sempre foi o fator importante nas consolidações das comunidades, percebemos que uma volta na valorização de nossas culturas pode ser uma peça fundamental no âmbito de uma nova coesão nacional capaz de viabilizar este desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectArquitetura vernacularpt_BR
dc.subjectPermaculturapt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectVernacular architecturept_BR
dc.subjectPermaculturept_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleAcupuntura sociocultural através da arquitetura, escola de arte e permacultura da aldeia de Kisambamba em Madimbana na República Democrática do Congo; espaço de integração social e culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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