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dc.contributor.advisor1Machado, Ernani Simplicio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4750680T7pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Gilson Peres Tosta da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305833P4pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Carlos Eduardo Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Flávia Maria Ávila dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorCarvalho, Marília Roberto da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816740A9pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-09T17:39:40Z-
dc.date.available2017-08-28-
dc.date.available2018-03-09T17:39:40Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6250-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAs leis, assim como as suas respectivas transgressões, são fenômenos sócio-culturais originados em uma sociedade específica e com influência no contexto histórico. Os mecanismos de punição evoluiram até o modo atual, em que se busca um trato mais humano dos indivíduos transgressores seguindo a lógica da reeducação social e da futura reinserção desses sujeitos na sociedade. Esse pensamento é fruto de debates e pesquisas entre diversas áreas de saber que se complementam, construindo um corpo teórico robusto a cerca da temática. Assim, a sociologia, a psicologia, o direito e a arquitetura convergem em afirmar que o trato com jovens infratores não deve ser igual às metodologias utilizadas com adultos em sistemas penitenciários tradicionais, pois se entende a criança e o adolescente como elementos vulneráveis da sociedade e como seres humanos em pleno estágio de desenvolvimento da personalidade. A arquitetura entra em foco pensando nos arranjos de espaço que exaltariam comportamentos de socialização e elementos que prezem pela privacidade e individualidade dos sujeitos, sem desconsiderar a importância de fatores como o controle e a vigilância necessários para essas instituições. Com isso, o presente trabalho objetivou levantar questões e estabelecer o estado atual a cerca dos centros socioeducativos, levantando-se a hipótese de que o conteúdo arquitetônico desses centros pode ser mais bem planejado a fim de facilitar a proposta pedagógica dos mesmos. PRANCHA RESUMO - Centro socioeducativo: nova ótica aplicada na zona norte de Juiz de Forapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.subjectCriança e adolescentept_BR
dc.subjectCentro socioeducativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleCentro socioeducativo de acolhimento aos jovens infratores: a ótica da arquitetura e da psicologia como forma de contribuir com a reintegração socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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