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dc.contributor.advisor1Menegat, Elizete Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721744E6pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, André Augusto Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798596J5pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Cristina Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792006P8pt_BR
dc.creatorVieira, Bianca Machado Concolato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-01T20:14:28Z-
dc.date.available2016-02-01-
dc.date.available2016-02-01T20:14:28Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/617-
dc.description.abstractThis thesis tries to promote a discussion concerning the brazilian racial relationships and the affirmative action policies focusing on the experience faced by the black students benefited by the JFFU quotas system. For that, at the first moment, we present the origin of the social inequalities in Brazil, against the background of the racial discrimination, presenting brief considerations on the brazilian social and capitalist education background and on the foundation of the national State as a result of the independence process (which did not predict the end of the slavery system). It is necessary to think of the racial relationships in Brazil and the social and economic inequalities which put black and white people into opposition in order to understand the relationships that were made up since then. For a second moment, the number of social and economic inequalities which oppose black and white people were presented as well as the affirmative action policies, considering all the political and historical path of this policy constitution, focusing on the quotas policy as a way to be granted access to the public college education. Then some considerations about the public college education were presented as well as the main controversies on the affirmative action policies. Ultimately, we characterize the research locus with brief considerations about Juiz de Fora city as well as JFFU and its quotas system, and then the research which listened to the university black students, which was carried out through semistructured interview guide, which analysed the experience faced by the JFFU black quota holder students. This allowed us to reflect on how the black quota holders are experimenting the graduation course, their demands, achievements and expectations.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação se propôs realizar uma discussão a respeito das relações raciais do Brasil e as políticas de ações afirmativas com foco na experiência vivenciada pelos alunos negros beneficiados pela política de reserva de vagas da UFJF. Para tanto, no primeiro momento apresentamos a origem das desigualdades sociais no Brasil, tendo como pano de fundo a discriminação racial, apresentando breves considerações à formação social e capitalista brasileira, à fundação do Estado nacional como resultado do processo de Independência que não previa o fim do regime de escravidão entendendo que para refletir sobre as relações raciais no Brasil e as desigualdades econômicas e sociais que opõe brancos e negros se faz necessário pensar a formação social e econômica do Brasil e as relações que se constituíram a partir de então. No segundo momento foram apresentadas os números das desigualdades sociais e econômicas que opõe negros e brancos e as políticas de ações afirmativas no Brasil, considerando todo o percurso histórico e político da constituição desta política, focalizando a política de cotas como forma de acesso ao ensino superior público. Em seguida foram então apresentadas algumas considerações sobre o ensino superior público e as principais polêmicas em torno das políticas de ações afirmativas no Brasil. Por fim, caracterizamos o lócus da pesquisa com breves considerações sobre a cidade de Juiz de Fora assim como a UFJF e o sistema de cotas, e então foi apresentada a pesquisa que deu voz aos sujeitos, alunos negros cotistas da UFJF, que foi realizada através de entrevista semiestruturada, que analisou a experiência vivenciada por alunos negros cotistas da UFJF, o que permitiu refletir sobre como os alunos negros cotistas estão vivenciando a graduação, suas demandas, suas conquistas e expectativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectLegislação de cotaspt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectRacial relationshipspt_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subjectQuotas legislationpt_BR
dc.subjectBlack studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.title“Do escravismo às políticas de ações afirmativas: o negro cotista na Universidade Federal de Juiz de Fora”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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