Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6144
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosamariadossantosmansosakamoto.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Fabrício Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779461T6pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Sandra Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756708H0pt_BR
dc.contributor.referee3Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee4Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.creatorSakamoto, Rosa Maria dos Santos Manso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329245T9pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-29T11:00:54Z-
dc.date.available2018-10-01-
dc.date.available2018-01-29T11:00:54Z-
dc.date.issued2017-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6144-
dc.description.abstractThe object of study of this thesis is the national accreditation policy for graduation and the process that defined it between 2000 and 2014. Analyzing the processing of the policy imposed the need to classify the changes that may have occurred in the period, as well as to identify the roles played by a particular group of academics and their ideas. Most of the time, the changes that occurred were incremental. In 2004, however, a structural and procedural transformation was identified, which led to appreciation of some formative aspects in the formulation and implementation of the policy. In this case, some aspects inherited from the previous decade still persisted, around which the debate in the academy still mobilizes. It should be emphasized, however, that the production and entrepreneurship of the academics were external determinants relevant for the accentuation of the dialectic in the subsystem and for the generation of a new synthesis for the accreditation policy, approaching to the consolidation of the objectives defended by the academy. These analyzes were referenced in the work of Baumgartner and Jones (2009), which deals with the theory of punctuated equilibrium, and in the work of Haas (2016), which deals with the involvement of epistemic communities with public policy.pt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo desta tese é a política nacional de acreditação para a graduação e o processo que a definiu entre 2000 e 2014. Analisar o processamento da política impôs a necessidade de classificar as mudanças que porventura tenham ocorrido no período, assim como de identificar os papeis desempenhados por determinado grupo de acadêmicos e por suas ideias. Na maioria das vezes, as mudanças ocorridas foram incrementais. Em 2004, no entanto, foi identificada transformação estrutural e procedimental, que levaram à valorização de alguns aspectos formativos na formulação e na implementação da política. Nesse caso, ainda persistiram acentuados alguns aspectos herdados da década anterior, em torno dos quais ainda se mobiliza o debate na academia. Ressalte-se, no entanto, que a produção e o empreendimento dos acadêmicos foram determinantes externas relevantes para a acentuação da dialética no subsistema e para a geração de nova síntese para a política de acreditação, levando-a para mais perto da consolidação dos objetivos defendidos pela academia. Essas análises foram referenciadas na obra de Baumgartner e Jones (2009), que trata da teoria do equilíbrio pontuado, e na obra de Haas (2016), que trata do envolvimento das comunidades epistêmicas com a política pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcreditaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectRede de acadêmicospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectAccreditationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectAcademic networkpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA política de acreditação para a educação superior: mudanças no início do século XXIpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)
PROQUALI - Teses



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.