Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6102
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raphaelagranatodutra.pdf4.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Maria Lúcia Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786382Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Aureanice de Mello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789680A5pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Carlos Eduardo Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727354Z6pt_BR
dc.creatorDutra, Raphaela Granato-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326051D8pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T14:17:39Z-
dc.date.available2018-01-18-
dc.date.available2018-01-23T14:17:39Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6102-
dc.description.abstractAfter the years 2000 the Brazil lived a period of great expansion in higher education. We note that this fact considerably changed the profile of the university student and has added a significant number of people in higher education, arousing interest in marketing in various industries. The parties and events segment is interested in this audience, incorporating in their products elements of the University culture. Through the work of organizer companies of graduation background, this rite of passage is now marketed generating income, creating new consumer demands and consequently new business. Creates a fetish around graduation, unleashing the your process of commodification, becoming a commodity, sold as any product. The goal of our research is to analyze the process of commodification and spectacularization regarding University culture, having as a central element the graduation. We highlight the graduation as a ritual present in academic life and as such, certain spatialities and temporalities, which gives geograficidade. Take the space city clipping of Juiz de Fora, located in the southeast of Minas Gerais, in the Zona da Mata. The choice came about because of our experience in town and the relevance of the municipality for the region.pt_BR
dc.description.resumoApós os anos 2000 o Brasil viveu um período de grande expansão no ensino superior. Observamos que esse fato modificou consideravelmente o perfil do estudante universitário e agregou um número expressivo de pessoas na educação superior, despertando interesses mercadológicos em diversos setores. O segmento de festas e organização de eventos passa a se interessar por este público, incorporando em seus produtos elementos da cultura universitária. Por meio do trabalho das empresas gerenciadoras de fundo de formatura, este ritual de passagem passa a ser comercializado gerando renda, criando novas demandas consumidoras e consequentemente novos negócios. Cria-se um fetiche em torno da formatura, desencadeando o seu processo de mercantilização, tornando-se uma mercadoria, vendida como qualquer produto. O objetivo de nossa pesquisa é analisar o processo de espetacularização e mercantilização em relação à cultura universitária, tendo como elemento central a formatura. Destacamos a formatura como um ritual presente na vida acadêmica e como tal, portador de certas espacialidades e temporalidades, o que lhe confere geograficidade. Tomamos como recorte espacial a cidade de Juiz de Fora, localizada no sudeste de Minas Gerais, na mesorregião da Zona da Mata. A escolha se deu devido nossa vivência na cidade e a relevância do município para a região.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaturapt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.subjectFestaspt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.subjectPartiespt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA espetacularização e mercantilização da formatura universitária: uma análise geográfica sobre a realidade Juiz-foranapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.