Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6099
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboracristinaricardo.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Eliana Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721859Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee2Cavallari, Juliana Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767239Z5pt_BR
dc.creatorRicardo, Débora Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365287Y6pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T14:12:27Z-
dc.date.available2018-01-16-
dc.date.available2018-01-23T14:12:27Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6099-
dc.description.abstractThis master's dissertation is transposed between the themes inclusion, accessibility, people with disabilities and teaching-learning. We have taken up the challenge of understanding the need to increase knowledge about student accessibility and its needs in Higher Education. The main objective of this work is to point out proposals for good practices of Accessibility, based on Assistive Technology and Universal Design, in an attempt to draw a support for the teacher to work in the formation and engagement of students in the scenario of a contemporary university. In order to build a profile on accessibility of this contemporary Brazilian university, we constructed the profile of the Accessibility Centers of the Federal Universities participating in the INCLUDE program. Thus, within the French Discourse Analysis methodology, references based on the corpus of dissemination, objectives and actions of these Centers were constructed to compare with reports of students with disabilities, that from a larger cut, it was possible to identify paths to good practices and the need for a heterogeneous education based on a curricular modification. The results of this research may contribute to the identification of possible solutions to problems considered urgent by people who work in this area. This study, therefore, does not have as its purpose the provision of definitive answers to a problempt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado transita entre as temáticas inclusão, acessibilidade, pessoas com deficiência e ensino-aprendizado. Assumimos o desafio de compreender a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a acessibilidade do estudante e suas necessidades na Educação Superior. O principal objetivo deste trabalho é apontar propostas de boas práticas de Acessibilidade, tendo como base a Tecnologia Assistiva e o Desenho Universal, na tentativa de traçar um suporte para o docente trabalhar na formação e no engajamento de discentes no cenário de uma universidade contemporânea. Para que fosse possível construir um perfil sobre acessibilidade na universidade contemporânea brasileira, fizemos a construção do perfil dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais participantes do programa INCLUIR. Assim, dentro da metodologia da Análise do Discurso francesa, foram construídos referenciais baseados em corpus de divulgação, objetivos e ações desses Núcleos, para se comparar com relatos de estudantes com deficiência, que, a partir de um recorte maior, fosse possível identificar caminhos para boas práticas e a necessidade de uma educação heterogênea a partir de uma modificação curricular. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a identificação de possíveis soluções para problemas considerados urgentes por pessoas que atuam nessa área. Este estudo não tem, portanto, como propósito, o fornecimento de respostas definitivas a um problema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectDesenho universalpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectUniversal designpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBoas práticas de acessibilidade na educação superior: tecnologia assistiva e desenho universalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.