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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700503J6pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Patricia Peinado e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T11:33:32Z-
dc.date.available2018-01-09-
dc.date.available2018-01-23T11:33:32Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6062-
dc.description.abstractThe State Education and Quality Secretariat of Amazonas (SEDUC/AM) developed and implemented the Amazon Educational Management System (SIGEAM). It integrates this system, among several others, a module called SPECIAL. This module is composed by services and management reports that aim to subsidize the school management and the macro management of SEDUC/AM, in the decision making about the target audience of Special Education. According to the research, from the training provided to the school managers, I realized that they not only did not have access to all the services of this module, but they also did not know the full ones to which they had access. Considering these factors due to this research, as conditioners for the full use of the system, the general objective of this work is to investigate the factors that limit the use of the Special Module by school administrators to promote pedagogical and administrative interventions. So, such a scenario aroused the interest of this researcher, leading me to look at the subject. I went through the historical paths of this subject in Brazil, and I described this path. I consulted legislation on the subject and highlighted the most relevant legal frameworks. I returned to my reality, studying this context in the state school system of Manaus. Concerning this context, from the application of semi-structured questionnaires and interviews, with the main actors of Special Education in Manaus, I will examine in a more detailed way, through a theoretical revision of the Special Education theme, with a focus on ICT, mainly from the perspective of Almeida (2007), Moran (2007), Mantoan (2006), Sassaki (2005), the possibilities that come from the use of computerized management systems, focusing on the management of special education. Finally, the findings of this research, provided information for the proposition of an Educational Action Plan (PAE), which allows SEDUC/AM to be more assertive in the policies implemented concerning Special Education.pt_BR
dc.description.resumoA Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM) desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM). Integra esse sistema, dentre diversos outros, um módulo chamado ESPECIAL. Esse módulo é composto de serviços e relatórios gerenciais que têm por finalidade subsidiar a gestão escolar e a macrogestão da SEDUC/AM, nas tomadas de decisão sobre o público-alvo da Educação Especial. A partir de capacitações ministradas aos gestores escolares, percebi que estes não só não tinham acesso a todos os serviços desse como módulo, como sequer o conheciam na íntegra aqueles aos quais tinham acesso. Considerando esses fatores como condicionantes para o pleno uso do sistema, o objetivo geral deste trabalho é pesquisar os fatores que limitam a utilização do Módulo Especial pelos gestores escolares, para promover intervenções pedagógicas e administrativas. Tal cenário despertou o interesse desta pesquisadora, levando a debruçar-me sobre o tema. Percorri os caminhos históricos dessa temática no Brasil e descrevi esse percurso. Consultei a legislação sobre o tema e destaquei os marcos legais mais relevantes. Voltei-me para a minha realidade, estudando esse contexto na rede estadual de ensino de Manaus. A partir da aplicação de questionários com roteiro semiestruturado e de entrevistas com os principais atores da Educação Especial em Manaus, examinei, de modo mais aprofundado, por meio de uma revisão teórica da temática Educação Especial, com foco nas NTICs, principalmente sob a ótica de Almeida (2007), Moran (2007), Mantoan (2006), Sassaki (2005), as possibilidades advindas da utilização de sistemas informatizados de gestão, com foco na gestão da Educação Especial. Por fim, os achados dessa pesquisa trouxeram informações para a proposição de um Plano de Ação Educacional (PAE) que possibilite à SEDUC/AM ser mais assertiva nas políticas implementadas na área de Educação Especial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectSIGEAMpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectSIGEAMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSistema integrado de gestão educacional do Amazonas: desafios e possibilidades na utilização do módulo especialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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