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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andreia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorCosta, Andréa de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-22T12:15:39Z-
dc.date.available2017-12-21-
dc.date.available2017-12-22T12:15:39Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6022-
dc.description.abstractThis dissertation has as main question and objective to know the reasons that lead the students to not be able to become literate in the first three years of schooling and to reach the 6th year of Elementary School without reading and writing. Assuming that literacy is a construction that takes place in the interpersonal relations, mediated by language, this dissertation seeks, in the discourse of the students and teachers of the initial years of Elementary School, the meanings attributed to literacy and literacy. For this, this study is theoretically based on the conception of language as a constituent of consciousness and space of social interrelations, having as main theoretical contributions the studies developed by Lev Seminovich Yygotsky on the phenomenon of language and mediation and the studies developed by Mikhail Bakhtin. In addition to these theorists, they are interlocutors who deal specifically with literacy, reading and writing as Soares, Kleiman, Mortatti, Cagliari, Schapper, among others. The historical-cultural perspective guided the research procedures and the analyzes developed on the empirical material produced in the observation of the 3rd year of elementary school and activities in the dialogues with the students in a situation of commitment of learning of the 3rd and 5th years of Teaching Fundamental. From the analysis, it was concluded that the students of these two levels of education are far below the desired level, being clear and evident the lack of commitment of the school itself in the conduct of the educational process, being that the school alone Not being able to do a good job, needs the help of families, management and teachers. It was observed that teachers are involved, but the excessive number of students per class prevents them from making a more intense intervention. These students will reach EF's 6th year the way they are. It is up to the school leadership, to give the endorsement to change this reality with an extraclass intervention project and with the support of the family so that this cycle breaks down and that the children have their school life normalized.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como pergunta principal e objetivo saber quais os motivos que levam os alunos a não conseguirem se alfabetizar nos três primeiros anos de escolaridade e chegarem ao 6º ano do Ensino Fundamental sem ler e escrever. Assumindo que a alfabetização é uma construção que se dá nas relações interpessoais, mediadas pela linguagem, esta dissertação busca, no discurso dos alunos e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os sentidos atribuídos à alfabetização e letramento. Para tal, este estudo fundamenta-se teoricamente na concepção de linguagem como constituidora da consciência e espaço de inter-relações sociais, tendo como aportes teóricos principais os estudos desenvolvidos por Lev Seminovich Yygotsky sobre o fenômeno da linguagem e a mediação e os estudos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin. Além desses teóricos, constituem-se como interlocutores autores que abordam especificamente sobre a alfabetização, a leitura e a escrita como Soares, Kleiman, Mortatti, Cagliari, Schapper, entre outros. A perspectiva histórico-cultural orientou os procedimentos de pesquisa e as análises desenvolvidas sobre o material empírico produzido na observação de aula do 3º ano do Ensino Fundamental e atividades nos encontros dialógicos com os alunos em situação de comprometimento de aprendizagem do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental. A partir das análises chegou-se a conclusão que os alunos, desses dois níveis de ensino pesquisados, estão muito aquém do nível desejado, ficando claro e evidente a falta de empenho da própria escola na condução do processo educacional, sendo que, a escola sozinha não conseguindo fazer um bom trabalho, necessita da ajuda das famílias, direção e professores. Observou-se que as professoras são comprometidas, mas o número excessivo de alunos por turma as impedem de fazer uma intervenção mais intensa. Esses alunos chegarão ao 6º ano do EF da maneira que estão. Cabe à direção escolar, dar o aval para mudar essa realidade com um projeto de intervenção extraclasse e com o apoio da família para que se esse ciclo se quebre e que as crianças tenham sua vida escolar normalizada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInitial Reading Instructionpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePor que alguns alunos chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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