Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5954
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
otaviobatistapereirapraca.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Wilson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782518J0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tagliat, José Roberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Antônio Carlos Fontes dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728193T0pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.creatorPraça, Otávio Batista Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8454239D0pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T14:36:53Z-
dc.date.available2017-11-07-
dc.date.available2017-11-09T14:36:53Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5954-
dc.description.abstractThe proposal of this work is to implement a methodology that allows the student to glimpse a physics that will be present in their daily life. This methodology, entitled Potentially Significant Teaching Units (PSTU), is based on David Ausubel's significant learning theories and Jean Piaget's cognitive development. The sequential aspects for development, application and analysis of results are described throughout the work. The PSTU presented is focused on teaching, physical quantities, units of measures and their relationships and is divided into 5 classes described, applied and analyzed for effectiveness of the method. This PSTU also has an improvement in order to increase the capacity of concentration, logical reasoning and consequently cognitive development through the logical heating modules. Through this methodology it was possible to allow and verify a considerable learning about the historical process, application in the day to day and presentation of solutions to problems situations related to the topic subject. All the material used is detailed in Appendix A, with texts aimed at the teacher and in Appendix B, ready for application in the classroom. Together Appendices A and B compose the Educational Product to which this work is proposed and is intended in the implementation and development of new PSTU in order to provide a more interesting, pleasurable and effective Physics teaching.pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é implementar uma metodologia que permita ao aluno vislumbrar uma física que se faça presente em seu dia a dia. Tal metodologia intitulada de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tem embasamento nas teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Os aspectos sequenciais para desenvolvimento, aplicação e análise de resultados estão descritos ao longo de todo o trabalho. A UEPS aqui proposta tem como foco de ensino, grandezas físicas, unidades de medidas e suas relações e é dividida em 5 aulas descritas, aplicadas e analisadas para efeito de constatação de efetividade do método. Essa UEPS conta ainda com um aperfeiçoamento visando aumentar a capacidade de concentração, raciocínio lógico e consequentemente desenvolvimento cognitivo através dos módulos de aquecimento lógico. Através dessa metodologia foi possível permitir e constatar um aprendizado em nível bem considerável sobre o processo histórico, aplicação no dia a dia e apresentação de soluções para situações problemas referentes ao tema abordado. Todo o material utilizado se encontra de forma bem detalhada no apêndice A, com textos voltado ao professor e no apêndice B de forma pronta para aplicação em sala de aula. Juntos os apêndices A e B compõe o Produto Educacional ao qual se propõe esse trabalho e tem por finalidade auxiliar na aplicação e no desenvolvimento de novas UEPS no intuito de proporcionar um ensino de Física mais interessante, prazeroso e eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectUnidades de ensino potencialmente significativaspt_BR
dc.subjectAquecimento lógicopt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectSignificant learningpt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectPotentially significant teaching unitspt_BR
dc.subjectLogical heatingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleAperfeiçoamento e aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas com foco em grandezas físicas, unidades de medidas e suas relaçõespt_BR
dc.title.alternativeImprovement and application of potentially significant teaching units with a focus on physical elements, units of measurements and their relationshipspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.