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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Noé, Sidnei Vilmar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708498D2pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Antonio Henrique Campolina-
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dc.contributor.referee3Drawin, Carlos Roberto-
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dc.contributor.referee4Toledo, Daniel da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732381D1pt_BR
dc.creatorLeite, Rondnelly Diniz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414335Z1pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T14:13:43Z-
dc.date.available2017-10-31-
dc.date.available2017-11-09T14:13:43Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5922-
dc.description.abstractThe present research intends to approach the way by which Bernhard Welte faces the problem of God in the contemporaneity. In this sense, we will begin our investigation with a succinct historical-philosophical contextualization about this question in the context of the philosopher's thought, that is, we will search to analyze how the relation and, consequently, the influx of Heidegger's philosophy in the weltinian reflection is articulated. Having done this, we will turn our attention to the two paths through of which Welte seeks to reach God in order to deal with his demonstration of the reality of the absolute mystery. Starting from this demonstration, we will come to the discussion about the presuppositions that concern them in a critical comparison with the traditional proofs of the existence of God in the Medieval and his critique by Kant. Having clarified such assumptions, we shall discuss the further demonstration made by our author of the personality and divinity of the absolute mystery. At this point in our investigative itinerary, we will analyze the way in which Welte solves the question of phenomenological difference and the relevance of his enterprise to the scope of competence relative to strictly philosophical thinking. With a view to achieving this objective, we shall approach the resumption of concepts of causality and analogy in Welte's thinking, the critique of theology to his way of thinking, and the fact that Heidegger, his master, does not regard him as a philosopher, but as theologian. It is therefore a question of showing, through Weltinian perquisition, the urgency and actuality of the question of God to contemporary philosophical thought and how the reflection of our author contributes in a paradigmatic way to this debate in the exclusive sphere of philosophy.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende abordar o modo pelo qual Bernhard Welte enfrenta o problema de Deus na contemporaneidade. Nesse sentido, começaremos nossa investigação com uma sucinta contextualização histórico-filosófica acerca dessa questão no contexto do pensamento do filósofo, isto é, procuraremos analisar como se articula a relação e, por conseguinte, o influxo da filosofia heideggeriana na reflexão weltiniana. Feito isso, voltaremos nossa atenção para os dois caminhos através dos quais Welte procura alcançar Deus, a fim de tratarmos de sua demonstração da realidade do mistério absoluto. Partindo dessa demonstração, chegaremos à discussão acerca dos pressupostos que lhes concerne em um cotejo crítico com as provas tradicionais da existência de Deus no medievo e sua crítica por parte de Kant. Depois de esclarecidos tais pressupostos, discutiremos a demonstração ulterior realizada por nosso autor da pessoalidade e da divindade do mistério absoluto. Neste ponto de nosso itinerário investigativo, analisaremos o modo pelo qual Welte resolve a questão da diferença fenomenológica e a relevância de seu empreendimento para o âmbito de competência relativo ao pensamento estritamente filosófico. Com vistas à consecução de tal objetivo, abordaremos a retomada dos conceitos de causalidade e analogia no pensamento de Welte, a crítica da teologia ao seu modo de pensar e o fato de Heidegger, seu mestre, não considerá-lo como um filósofo, mas como teólogo. Trata-se, portanto, de mostrar, através da perquirição weltiniana, a premência e a atualidade da questão de Deus para o pensamento filosófico contemporâneo e como a reflexão de nosso autor contribui de forma paradigmática para esse debate no âmbito exclusivo da filosofia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWeltept_BR
dc.subjectNadapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectWeltept_BR
dc.subjectNothingpt_BR
dc.subjectMetaphysicspt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectAnalogypt_BR
dc.subjectCausalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO problema de Deus em Bernhard Welte: da experiência do nada ao Deus pessoal e divinopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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