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dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710191Z3pt_BR
dc.contributor.referee1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Lígia Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755589U0pt_BR
dc.creatorLopes, Edilvana Mara da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4377554Z7pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T14:06:34Z-
dc.date.available2017-10-31-
dc.date.available2017-11-09T14:06:34Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5918-
dc.description.abstractThe development of the present dissertation is inside the scope of the Professional Masters in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This dissertation discusses the problems of academic management of the demands for fieldwork, technical visits and other concepts by educational experience outside the UFJF campus area, which arrive at the Graduation Rectory through cost requests. This study has as general objective to analyze the processes of training trips in the pedagogical and administrative axes. Specifically, it aims to: i) describe the facts that characterize the lack of systematization of processes for labor costing of the field of graduation courses, as a problem of PROGRAD management; ii) analyze the dimension of the problem, in the pedagogical and managerial perspectives; Iii) to propose an Educational Action Plan, involving administrative and managerial actions, to solve the problem. We assume as hypotheses that the issue involves administrative actions among several sectors, there are no systematic processes to attend the demands of travel and there is an efficient system to disseminate information and knowledge on the subject. The methodology used for the development of this work has an applied nature, with a qualitative and descriptive approach of a case study, seeking to analyze how is constituted the administrative and pedagogical processes for training trips and what is the importance of the theme for the student formation. For that, we used as instruments the documentary research, the bibliographic research and the interviews with coordinators of seven undergraduate courses of the campus of Juiz de Fora. Based on the evidence presented by the research, we propose participative, interactive and transparent administrative actions, aiming at the implementation of systematized processes and the diffusion of knowledge management for the attendance and promotion of training trips in UFJF undergraduate courses.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discute os problemas de gestão acadêmica das demandas por trabalhos de campos e visitas técnicas, entres outras denominações por experiências formativas, realizadas em espaços distintos do campus da UFJF, que chegam à Pró-Reitoria de Graduação por meio de pedidos de custeio. Dessa forma, este estudo tem por objetivo geral analisar os processos de viagens formativas nos eixos pedagógico e administrativo. Especificamente objetiva-se: i) descrever os fatos que caracterizam a falta de sistematização de processos para custeio de trabalho de/em campo dos cursos da graduação, como um problema de gestão da PROGRAD; ii) analisar a dimensão do problema, nas perspectivas pedagógicas e gerenciais; iii) propor um Plano de Ação Educacional, envolvendo ações administrativas e gerenciais, para a resolução do problema. Assumimos como hipóteses que a temática envolve ações administrativas entre diversos setores, não existem processos sistematizados para atendimento às demandas das viagens e não há um sistema eficiente de difusão de informações e conhecimentos sobre o tema. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho possui natureza aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva de estudo de caso, buscando analisar como são constituídos os processos administrativos e pedagógicos para viagens formativas e qual a importância do tema para a formação discente. Para tanto, utilizamos como instrumentos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com coordenadores de sete cursos de graduação do campus de Juiz de Fora. Com base nas evidências trazidas pelas pesquisas, propomos ações administrativas participativas, interativas e transparentes, visando à implementação de processos sistematizados e à difusão da gestão do conhecimento para o atendimento e fomento das viagens formativas nos cursos de graduação da UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectVisita técnicapt_BR
dc.subjectViagens formativaspt_BR
dc.subjectSistematização de processospt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectFieldworkpt_BR
dc.subjectTechnical visitspt_BR
dc.subjectTraining tripspt_BR
dc.subjectSystematization of processespt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão de processos do ensino de graduação: estudo sobre as demandas de visitas técnicas e trabalhos de campo na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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