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dc.contributor.advisor1Fonseca Neto, Raul-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786482Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo Costa Pinto e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776756J5pt_BR
dc.contributor.referee2Bernadino, Heder Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorGoulart, Renan Motta-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8545609A1pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T13:52:19Z-
dc.date.available2017-10-23-
dc.date.available2017-11-09T13:52:19Z-
dc.date.issued2017-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5907-
dc.description.abstractRepeated games is a branch of game theory, where a game can be played several times by the players involved. In this setting, it is assumed that the players do not always play the optimal strategy or that they may be willing to collaborate. In this context it is possible for a player to analyze the opponent’s behaviour to find patters. These patterns can be used to maximize the player’s profit or to detect if the opponent is willing to collaborate. On this dissertation it is proposed a new algorithm based on similarity kernel capable of predicting the opponent’s actions on repeated games. The prediction is not limited to the next round’s action, being able to predict actions on a finite sequence of rounds. It is able to adapt rapidly if the opponents change their strategies during the course of a game. It is shown empirically that the proposed algorithm achieves better results than the current state of the art.pt_BR
dc.description.resumoJogos de repetição é um ramo de Teoria dos Jogos, em que um jogo é jogado repetidas vezes pelos jogadores. Neste cenário, assume-se que os jogadores nem sempre jogam de modo ótimo ou podem estar dispostos, se possível, a colaborar. Neste contexto é possível um jogador analisar o comportamento dos oponentes para encontrar padrões. Estes padrões podem ser usados para aumentar o lucro obtido pelo jogador ou detectar se o oponente está disposto a realizar uma colaboração mutualmente benéfica. Nesta dissertação é proposto um novo algoritmo baseado em kernel de similaridade capaz de prever as ações de jogadores em jogos de repetição. A predição não se limita a ação do próximo round, podendo prever as ações de uma sequência finita de rounds consecutivos. O algoritmo consegue se adaptar rapidamente caso os outros jogadores mudem suas estratégias durante o jogo. É mostrado empiricamente que o algoritmo proposto obtém resultados superiores ao estado da arte atual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria dos Jogospt_BR
dc.subjectJogos de repetiçãopt_BR
dc.subjectPrevisão de sequênciaspt_BR
dc.subjectEstimativa de densidadept_BR
dc.subjectDescida do gradientept_BR
dc.subjectGame theorypt_BR
dc.subjectRepeated gamespt_BR
dc.subjectSequence predictionpt_BR
dc.subjectDensity estimatept_BR
dc.subjectGradient descentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUm método Kernel para estimativa de densidade e sua aplicação em jogos de repetiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



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