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dc.contributor.advisor1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Erick Felinto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791914A1pt_BR
dc.contributor.referee2Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0pt_BR
dc.creatorFialho, Clinton Davisson-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751648U1pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-16T13:58:27Z-
dc.date.available2017-10-11-
dc.date.available2017-10-16T13:58:27Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5895-
dc.description.abstractHow does one react before a new technology? How does the media mediate and influence people's reaction to what is new? And how did it happen in such a specific culture as the 1980s? This dissertation aims to analyze how Hollywood cinema represented the personal computer in the early 1980s. Therefore, the object of study here is the movie called Electric Dreams (1983), directed by Steve Baron. As a methodology, a comparative analytical method that establishes relationships between filmic productions which, in different ways, illustrate the role of the computer in the movie, was chosen. The concept of personal computer for homes and offices is a technology started taking shape in the 1970s, but only in August of 1981 was the IBM PC 5150, considered the first computer in the market with affordable price (US$ 1,565) for the American middle class, released. In the second instance, the intention is to analyze how Frankenstein's monster, created by English writer Mary Shelley in 1818, continues to exercise its influence in several movies, whenever a representation of the computer is portrayed in them. Then, the objective is to better understand how the imaginary construction mechanisms are created in relation to new technologies through the analysis of movies that had that same technology as a character in their plots. This work seeks to prove that the construction of the imagery is given using pre-existing elements in the world of movies, TV and the literature. Over time, the stories are not lost, but converging, constantly changing to adapt themselves to new aesthetic, economic, political and social realities, but always keeping their embryonic characteristics.pt_BR
dc.description.resumoComo reagimos diante de uma nova tecnologia? Como as mídias intermedeiam e influenciam nossa reação com o novo? E como isso se deu em uma cultura tão específica quanto a dos anos de 1980? Esta pesquisa se propõe a analisar como o cinema de Hollywood representou o computador pessoal no início da década de 1980. Dessa forma, tomamos como objeto de estudo o filme Amores Eletrônicos (Electric Dreams, 1983) do diretor Steve Baron. Como metodologia, estabelecemos um método analítico comparativo que estabelece relações entre produções fílmicas que, de formas distintas, ilustram o papel do computador no cinema. O conceito de computador pessoal para os lares e escritórios é uma tecnologia que veio ganhando forma desde os anos de 1970, mas somente em agosto de 1981 foi lançado o IBM PC 5150, considerado o primeiro computador no mercado com preço mais acessível (US$ 1.565) para a classe média norte-americana. Em segunda instância, pretendemos fazer uma análise de como a figura do monstro de Frankenstein, criado pela escritora inglesa Mary Shelley em 1818, continua a exercer sua influência em diversas obras cinematográficas, sempre que estas buscam a representação de um computador. Pretendemos, então, compreender melhor como se criam os mecanismos de construção do imaginário em relação a uma tecnologia nova, por meio da análise de produções cinematográficas que tiveram essa mesma tecnologia como personagem em suas narrativas. Esperamos provar que essa construção do imaginário se dá utilizando elementos pré-existentes no mundo midiático do cinema, da TV e também da literatura. Observamos que ao longo do tempo as narrativas não se perdem, mas convergem em constante mutação para se adaptar a novas realidades estéticas, econômicas, políticas e sociais, porém, sempre mantendo suas características embrionárias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectConvergencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSonhos elétricos: uma análise da construção do imaginário do computador pessoal no cinema americano do início dos anos 80pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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