Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5869
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedrolucascastro.pdf7.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sampaio, Thaís Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775854D4pt_BR
dc.contributor.referee1Bronzato, Lucilene Hotz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727909A6pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.creatorCastro, Pedro Lucas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8080679T7pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T20:03:09Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-09T20:03:09Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5869-
dc.description.abstractThis work emerges from the disturbing perception of permanently low literacy levels of Brazilian citizens, as shown in the rates released by government agencies and international literacy tests. That landscape deserves our attention, especially because it hasn‟t changed after the National Curriculum Parameters were published, as were several education-related scientific works. Besides, this work gains its strength faced with another perception, initially subjective: that language teaching strategies have been fragile when it comes to reach the discourse level, which we believe is strongly related with the perpetuation of power inequality (according to DIJK, 2008). Thus we‟ve decided to investigate the elements that most clearly compose the textuality of our speeches and that point out to the enunciator‟s intentions and values, then we came to the conclusion that conjunctions or discourse markers are very powerful resources to this end. Those words concentrate presupposed senses, generate implicatures and lead people to conclusions in a very effective way, according to countless studies in Discourse Analysis (FIORIN, 2015; ILARI, 2015; KOCH, 2013). We understand that conjunctions, by their nature, should be dealt more thoroughly in school, focusing in their potential to optimize language use, mainly in reading skills. Therefore, we search to draw up a table of the quality of discussions concerning this class of words, also suggesting amendments, modifications and additions when necessary, in the five most used collections of Portuguese textbooks in Brazil. We have chosen to do a documental research (ALMEIDA; GUINDANI; SÁ-SILVA, 2009) since those are traditionally the main working material of teachers in our country: they not only register the educational reality, but also they help to create it. For our suggestions, we take the guidelines offered in works such as Antunes (2010), Barbosa (2008) and Mendonça (2006) as our basis. In the end, we take stock of what has been revealed by the books with respect to the current thought about conjunctions, and we shall discuss the possibilities of working with the collections analyzed.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nasce a partir do incômodo representado pela permanência dos baixos níveis de alfabetismo funcional dos brasileiros, conforme revelam índices divulgados por órgãos governamentais e resultados de avaliações internacionais de letramento. Esse panorama chama a atenção, sobretudo, em um contexto pós-publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, marcado por uma significativa quantidade de publicações científicas relativas ao campo educacional. Além disso, o trabalho ganha impulso em função da percepção, inicialmente subjetiva, da fragilidade do ensino de língua portuguesa quando se trata de abranger a esfera discursiva da linguagem, o que acreditamos ter forte relação com a perpetuação da desigualdade de poder (conforme assinala DIJK, 2008). Procurando investigar os recursos que compõem de maneira mais evidente a textualidade e que apontam para intenções e valores do enunciador, chegamos às conjunções ou marcadores discursivos, que, conforme apontam inúmeros estudos da Análise do Discurso (FIORIN, 2015; ILARI, 2015; KOCH, 2013), guardam ou produzem pressupostos, desencadeiam implicaturas e direcionam conclusões de maneira muito eficiente. Compreendemos que, por sua natureza, as conjunções deveriam receber um tratamento diferenciado no ensino de Português, com foco em sua potencialidade para o aprimoramento do uso da língua, sobretudo na leitura de ocultos. Assim, buscamos traçar um quadro da qualidade das discussões sobre essa classe de palavras, sempre sugerindo alterações, acréscimos e retificações quando isso se mostrou necessário, nas cinco coleções de livros didáticos de Português mais distribuídas a alunos do ensino médio no país. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental para a análise dos livros (ALMEIDA, GUINDANI e SÁ-SILVA, 2009), diante da premissa de que esses materiais, por registrarem a realidade do ensino e ajudarem a construí-la, podem auxiliar a delinear os rumos que o ensino de conjunções tem tomado. Para as sugestões de aprimoramento, levamos em conta as diretrizes levantadas em trabalhos como o de Antunes (2010), Barbosa (2008) e Mendonça (2006). Fazemos, ao fim, um balanço do que os livros nos revelam sobre o pensamento vigente acerca das conjunções e discutimos as possibilidades de trabalho com as coleções.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArgumentação e discursopt_BR
dc.subjectConjunçõespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCritical readingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectArgumentation and discoursept_BR
dc.subjectConjunctionspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO ensino do papel discursivo das conjunções na leitura de intenções, valores e sujeitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.