Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5846
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinesouzareis.pdf267.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Vargas, Dênis Emanuel da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592196Y4pt_BR
dc.creatorReis, Aline Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:38:40Z-
dc.date.available2017-09-29-
dc.date.available2017-10-09T19:38:40Z-
dc.date.issued2017-08-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5846-
dc.description.abstractThis work arose from a concern for the development of students’ algebraic reasoning, since many of them do not feel comfortable when they begin to study the variables within Mathematics. We propose the use of the Problem Solving methodology and the History of Algebra, in the development of algebraic language, as a facilitating method for understanding the concepts related to the first-degree polynomial equation. From bibliographic studies concerning the History of Algebra and Resolution of Mathematical Problems, we have proposed pedagogical activities that deal with the development of algebraic language. The activities are proposed to be applied with 7th grade classes of elementary school, over eight weeks, with weekly meetings of 1 hour and 40 minutes. We hope to broaden student training by contributing to the construction of concepts related to abstraction and mathematical generalization, as we believe it is paramount that the student understands the transition from verbal to algebraic language.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surgiu a partir de uma preocupação do desenvolvimento do raciocínio algébrico dos estudantes, visto que, muitos deles não se sentem confortáveis quando começam a estudar as incógnitas dentro da Matemática. Propomos a utilização da metodologia da Resolução de Problemas aliada a História da Álgebra, no desenvolvimento da linguagem algébrica, como método facilitador da compreensão dos conceitos relacionados à equação polinomial do primeiro grau. Buscamos, a partir de estudos bibliográficos referentes à História da Álgebra e Resolução de Problemas Matemáticos, propor atividades pedagógicas que abordam o desenvolvimento da linguagem algébrica. As atividades aqui descritas são proposta a serem aplicadas com turmas de 7o ano do Ensino Fundamental, ao longo de oito semanas, com encontros semanais de 1 hora e 40 minutos. Esperamos ampliar a formação do estudante contribuindo para a construção de conceitos relativos à abstração e generalização matemática, pois acreditamos ser primordial que o aluno compreenda a transição da linguagem verbal para a linguagem algébrica .pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectHistória da Álgebrapt_BR
dc.subjectEquação polinomial do primeiro graupt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectHistory of Algebrapt_BR
dc.subjectFirst-degree polynomial equationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA colaboração da História da Álgebra para análise e compreensão de problemas matemáticos: uma proposta para o ensino de equação polinomial do primeiro graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.