Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5842
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianadeoliveirainhan.pdf9.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristofaro, Ricardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707090E6pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Mário Cesar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704709E6pt_BR
dc.contributor.referee3Couto, Maria de Fátima Morethy-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727332P4pt_BR
dc.creatorInhan, Luciana de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8563958T6pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:25:07Z-
dc.date.available2017-09-28-
dc.date.available2017-10-09T19:25:07Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5842-
dc.description.abstractThis paper proposes an analysis of the artistic production developed by the artist and lithographer Lotus Lobo from the late 1960s to the present day, with matrices of packaging labels discarded by the printmakers of Minas Gerais (especially from Juiz de Fora), at a time when printing technologies were being replaced. I highlighted her proximity to Pop Art — whose works also dialogue with the graphic arts linked to the industrial context — showing the influences and the disparities that prevent her work from being characterized as Pop. I try to reflect on two directions of her work: the production of the plastic artist, through the appropriation of the images of these matrices and materials refused by the industry, as the stained printings (maculaturas); and the researcher who tries to keep alive the memory of the graphic design of Minas Gerais of the early twentieth century, either by academic projects or through independent initiatives, demonstrating the high creativity of her artistic production and the wide range of her contributions.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe uma análise da produção artística desenvolvida pela artista e litógrafa mineira Lotus Lobo desde o final da década de 1960 até os dias de hoje, com matrizes de rótulos de embalagens descartadas pelas estamparias mineiras (especialmente de Juiz de Fora), em um momento de substituição de tecnologias de impressão. Destaco sua aproximação com a Pop Art — cuja produção, em geral, também dialoga com as artes gráficas ligadas ao contexto sócioindustrial —, mostrando as influências e as disparidades que impedem seu trabalho de ser meramente caracterizado como tal. Procuro refletir sobre duas direções de seu trabalho: a produção da artista plástica, por meio da apropriação das imagens dessas matrizes e de materiais de refugo industrial, como as maculaturas; e a pesquisadora que tenta manter viva a memória do design gráfico mineiro do início do século XX, seja por projetos acadêmicos ou iniciativas individuais, independentes, demonstrando a alta criatividade de sua produção artística e o lastro de suas contribuições.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLotus Lobopt_BR
dc.subjectLitografiapt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLotus Lobopt_BR
dc.subjectLithographypt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleLotus Lobo e a memória do design gráfico mineiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.