Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5825
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iracildaaparecidaramosquellis.pdf8.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilcélia Regiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorQuellis, Iracilda Aparecida Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-28T14:12:18Z-
dc.date.available2017-09-27-
dc.date.available2017-09-28T14:12:18Z-
dc.date.issued2017-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5825-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of activities that comes to approach contents of high school mathematics through computational resources. To do this, we screened the virtual library of the Professional Master in Mathematics in National Network (Profmat) and also in other places such as MEC and GeoGebra tube. These activities were selected with the aim of providing teachers and high school students with different methodologies for teaching the subject. That is, to provide subsidies to teachers, encouraging them to innovate their pedagogical work, seeking a greater interaction of the student with the mathematical tool to be studied, making this moment more attractive and pleasant. These activities with free mathematical software cover the three axes or structuring themes of high school: Algebra: numbers and functions; Geometry and measurements; Data analysis.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, apresenta uma proposta de atividades que vem abordar conteúdos de matemática do ensino médio através de recursos computacionais. Para isso, efetuamos uma triagem nos arquivos da biblioteca virtual do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e também em outros locais como o MEC e o GeoGebra tube. Essas atividades, foram selecionadas com intuito de fornecer aos professores e alunos do ensino médio diferentes metodologias para o ensino da disciplina. Isto é, proporcionar subsídio aos docentes, encorajando-os a inovar o seu fazer pedagógico, buscando uma maior interação do aluno com a ferramenta matemática a ser estudada, tornando esse momento mais atrativo e aprazível. Essas atividades com softwares matemáticos gratuitos, abrangem os três eixos ou temas estruturadores do ensino médio: Álgebra: números e funções; Geometria e medidas; Análise de dados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSugestão de atividades para o ensino de matemática via recursos computacionais: ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.