Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5824
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatianegoncalvesmoraes.pdf3.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosangela Veiga Júlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pontes, Luís Antônio Fajardo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Margareth Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Dulci, João Assis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorMoraes, Tatiane Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-28T14:11:51Z-
dc.date.available2017-09-27-
dc.date.available2017-09-28T14:11:51Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5824-
dc.description.abstractThis dissertation has been developed as part of our work in the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP, or Professional Master´s Course on Educational Management and Evaluation), of the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Federal University of Juiz de Fora). The management study case discusses how the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação of the Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF, Center for Public Policy and Educational Evaluation), as an institution hired by the Goiás State Secretary of Education, can contribute for providing to Goiás education professionals recommendations able to make them improve even more eventual strengths and correct weaknesses in Mathematics teaching, based on statistical and pedagogical analyses done on High School 3rdgrade Mathematics items. Methodologically, the study of student performance is carried out on the basis of right answer percentages controlled by student socioeconomic status. The theme of the dissertation is thereby large-scale evaluation; its study object is the statistical data of the 2014 test applied by the Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO, Goiás State Educational Evaluation System), in 2014; and its action plan is a suggestion for restructuring the pedagogical bulletin, with the aim of implementing a High School Mathematics learning map.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida como parte de nossos trabalhos no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão discute de que forma o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), contratado pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, pode contribuir para, com base nas análises estatísticas e pedagógicas de itens de matemática do 3º ano do ensino médio, por ele realizadas, fornecer aos profissionais da educação goiana recomendações para que estes empreendam esforços no intuito de fortalecer os pontos fortes e corrigir possíveis fragilidades no ensino de Matemática. Em termos metodológicos, o estudo do desempenho dos alunos nos itens de Matemática é aqui realizado com base nos percentuais de acerto corrigidos dos itens e controlados pelo índice socioeconômico da população avaliada. Dessa forma, elencamos como tema desta dissertação a avaliação em larga escala; como objeto, os dados estatísticos do teste aplicado pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO), em 2014; e, como plano de ação, uma sugestão para a reestruturação do boletim pedagógico, tendo como meta a implementação de um mapa de aprendizagem de Matemática para o Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional em larga escalapt_BR
dc.subjectAnálise estatística de itenspt_BR
dc.subjectCurrículo e ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectLarge-scale educational evaluationpt_BR
dc.subjectItem statistical analysispt_BR
dc.subjectMathematics curriculum and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSistema de Avaliação do Estado de Goiás (SAEGO): interpretação estatística e pedagógica dos itens de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.