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dc.contributor.advisor1Araujo, Saulo de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Simanke, Richard Theisen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768825D0pt_BR
dc.contributor.referee2Laurenti, Carolina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702104U4pt_BR
dc.creatorPacheco, Pablo Vinícius Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4001166J2pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T15:07:37Z-
dc.date.available2017-09-19-
dc.date.available2017-09-22T15:07:37Z-
dc.date.issued2017-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5790-
dc.description.abstractWilliam James's conception of psychology (1842-1910) has not yet been adequately addressed both in the context of the historiography of psychology in general and in the author's authoritative literature. Our objective in this paper is to clarify this subject, particularly about an apparent inconsistency between two attitudes of the author, the first of them positivist, based on cerebralism and which considered classical psychological themes; And the second more inclusive, which advocated the addition of new phenomena in the domain of psychology and accepting metaphysical implications of exceptional phenomena. We argue that these two attitudes are part of the development of James' psychology and reflect their efforts both to consolidate this new science and to expand its scope.pt_BR
dc.description.resumoA concepção de psicologia de William James (1842-1910) ainda não foi tratada adequadamente tanto no contexto da historiografia da psicologia de uma maneira geral quanto na literatura especializada no autor. Tendo isso em mente, nosso objetivo no presente trabalho é esclarecer esse assunto, em particular no que diz respeito a uma aparente incongruência entre duas atitudes do autor, a primeira delas positivista, baseada no cerebralismo e que considerou temas psicológicos clássicos; e a segunda mais inclusiva, que defendia a adição de novos fenômenos na alçada da psicologia e aceitando implicações metafísicas dos fenômenos excepcionais. Argumentamos que essas duas atitudes fazem parte do desenvolvimento da psicologia jamesiana e refletem seus esforços tanto para consolidar essa nova ciência quanto para expandir seu escopo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da psicologiapt_BR
dc.subjectFilosofia da psicologiapt_BR
dc.subjectWilliam Jamespt_BR
dc.subjectPrinciples of psychologypt_BR
dc.subjectHistory of psychologypt_BR
dc.subjectPhilosophy of psychologypt_BR
dc.subjectWilliam Jamespt_BR
dc.subjectPrinciples of Psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA concepção de psicologia na obra inicial de William Jamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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