Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5741
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcia Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785115P3pt_BR
dc.contributor.referee1Thomaz, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Daiana Lucas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482768Y6pt_BR
dc.creatorAlmeida, Elisangela Aparecida Damasceno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4419454J9pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T12:45:27Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-09-13T12:45:27Z-
dc.date.issued2017-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5741-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em História da África oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os anos 2015 e 2016. Pretendeu-se neste trabalho, utilizando os Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN’s) de geografia, a Lei de Diretrizes e Base de 1996 (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e outras leituras, levantar uma discussão a cerca do ensino de África na disciplina de geografia nos anos finais do ensino fundamental ( com ênfase para 6º ano). O intuito dessa discussão foi a produção de um material didático, que tem como objetivo principal introduzir conteúdos e informações relacionadas ao continente africano em sala de aula. Para isso utilizamos de conhecimentos da cartografia (orientação e localização) de forma lúdica (o jogo). Trabalhar conteúdos e informações tanto de geografia como de África de forma lúdica em sala de aula é uma maneira de conduzir o aluno ao aprendizado com aulas mais dinâmicas e divertidas. Desta maneira anseia-se desmistificar África para os alunos a fim de combater o preconceito e o racismo que ainda ecoa em sala de aula e fora dela..pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Áfricapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleOrientação geográfica a partir do continente africano: possibilidades didáticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da África



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.