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dc.contributor.advisor1Souza Filho, Vinebaldo Aleixo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751700U7pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Daiana Lucas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482768Y6pt_BR
dc.creatorSantos, Jorge Luiz Domingos dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8348554D9pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T11:40:29Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-09-06T11:40:29Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5721-
dc.description.abstractThe objective of this research was to describe the Independence process of African coutries colinazed by Portugal. Especially, the study was based in the Guine-Bissau experience of freedom, which started in the end of 1950 decade and finished in September 24 in 1973, when the country became officialy independent. The methode used was review carefully the bibliography present, in order to show a point of view about the theme, among many others. Furthermore, we present the aspects of Amílcar Cabral life as a militant, politician and one of the leaders of the independence of Guine-Bissau and Cabo-Verde. The purpose of this study is to be used by teachers, especially history teachers, to ofer their students in the high school a different proposal. Therefore, initially, we present an theoretical reference and activities as a additional suport. In the part destined to the students, as a complement can also find additional activities - musics, poems, videos - to make them interested and critics about the theme that is not explored in the classes at school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o processo de independência dos países africanos colonizados por Portugal. Em especial, tratamos da experiência de libertação de Guiné-Bissau, entre o final da década de 1950 com sua culminância em 24 de setembro de 1973, quando foi oficializada sua independência. Nosso método foi fazer uma cuidadosa revisão bibliográfica para apresentarmos um ponto de vista, dentre muitos referentes ao tema. Apresentamos, também, brevemente, aspectos da trajetória de Amílcar Cabral, militante político e um dos líderes do movimento de independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde. O objetivo do trabalho tanto subsidiar a prática docente, especialmente do professor de História, quanto oferecer uma proposta diferenciada aos alunos do Ensino Médio. Para isso, inicialmente apresentamos os referenciais teóricos e atividades extras para melhor uso do material didático. Na parte dedicada aos alunos, complementamos o material didático com atividades adicionais – como música, poemas, vídeos – para despertar o interesse e a reflexão dos jovens para um tema ainda pouco explorado nos bancos escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectColonialismo portuguêspt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEnsino de história africanapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleMovimentos de descolonização em África das colônias de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da África



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