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dc.contributor.advisor1Ronzani, Telmo Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779294J7pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Pollyanna Santos da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758894Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Sartes, Laisa Marcorela Andreoli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756551Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Murta, Sheila Giardini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798937U2pt_BR
dc.creatorFreitas, Jéssica Verônica Tibúrcio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T14:30:29Z-
dc.date.available2018-03-01-
dc.date.available2017-08-30T14:30:29Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5673-
dc.description.abstractIntroduction: Teachers working in the school are not trained to deal with demands such as preventing the misuse of drugs, they feel unprepared. In this way, it signals the need to assess the beliefs and practices of educators. Thus the objectives of this study were to describe the construction of a range of steps to evaluate the beliefs and facing educators practices to prevent the use of alcohol and other drugs and construct validity evidence of the instrument developed. The dissertation will be presented and organized in two articles. Methodology: In Article 1, a conceptual framework was drawn up, there was theoretical evaluation by experts, judge, focus groups and pilot study. In Article 2, the approaches were used as TCT and TRI to evaluate the psychometric properties of the scale. Results: In the pilot, (Article 1) 136 tutors participated, the mean age was 39.37 years, 86.8% were female. Two components emerged: Beliefs and Practices which explained 41% of the total variance and the Cronbach's alpha was 0.90. Already in Article 2, the sample consisted of 3247 teachers of Minas Gerais, Rio de Janeiro and Paraná, most participants were female (85.8%) with a mean age of 40.7 (SD = 8, 9 years. From the assessment of local independence and semantic comparison of items, items 8:33 of Beliefs Scale and 9, 29, 31 and 35 of the Practice Range were removed. The final version of the scale was left with 12 items (Beliefs) and 11 (Practice). Conclusion: In conclusion, this study despite the limitations advances in building a scale that assesses two dimensions, with psychometric evidence satisfactory to evaluate the beliefs and practices of educators.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Os docentes que atuam na escola não são formados para lidar com demandas como a prevenção ao uso indevido de drogas, sentem-se despreparados. Desta maneira, sinaliza-se a necessidade de avaliar as crenças e práticas dos educadores. Sendo assim os objetivos do presente estudo foram descrever as etapas de construção de uma escala para avaliar as crenças e práticas de educadores frente à prevenção ao uso de álcool e outras drogas e construir evidências de validade do instrumento desenvolvido. A dissertação será apresentada e organizada em dois artigos. Metodologia: No artigo 1, uma matriz conceitual foi elaborada, realizou-se avaliação teórica por especialistas, juiz, grupo focal e estudo piloto. No artigo 2, foram utilizadas as abordagens da TCT e TRI para avaliar as propriedades psicométricas da escala. Resultados: No piloto, (artigo 1) 136 tutores participaram, a média de idade foi de 39,37 anos, 86,8% eram do sexo feminino. Dois componentes surgiram: Crenças e Práticas que explicaram 41% da variância total e o Alpha de Cronbach foi de 0,90. Já no artigo 2, a amostra contou com 3247 educadores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, a maioria dos participantes era do sexo feminino (85,8%) com média de idade de 40,7 (DP = 8,9) anos. A partir da avaliação da independência local e da comparação semântica dos itens, os itens 8 e 33 da Escala de Crenças e 9, 29, 31 e 35 da Escala de Práticas foram removidos. A versão final da escala ficou com 12 itens (Crenças) e 11(Práticas). Conclusão: Conclui-se que o presente estudo apesar das limitações avança em construir uma escala que avalia duas dimensões, com evidências psicométricas satisfatórias para a avaliação das crenças e práticas dos educadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrenças (não-religiosas)pt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectEscalaspt_BR
dc.subject(Nonreligious) Beliefspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectPsychometrypt_BR
dc.subjectScalespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConstrução de uma escala sobre crenças e práticas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas (CREPPAD)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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