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dc.contributor.advisor1Meneses, Patrícia Dalcanale-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556879D5pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Quírico, Tamara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751041P3pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Vermeersch, Paula Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767250A6pt_BR
dc.creatorCaria, Thamis Malena Marciano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450352A8pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-25T11:51:55Z-
dc.date.available2017-08-24-
dc.date.available2017-08-25T11:51:55Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5632-
dc.description.abstractOur intention in this dissertation is to research the trajectory of the painting Cleopatra that belonged to Le Gros Collection until 1859; moving to Academia Imperial de Belas Artes (Imperial Academy of Fine Arts) in 1860, by purchase or donation, integrating the Museu Nacional de Belas Artes and finally being destined to the collection Museum D. João VI, having as incorporation date of the year 1979. We argue the possibility of this work being a copy using a model based on Genoese artist Bartolomeo Biscaino (1632-1657) from the comparison of some of his paintings with the work in question. Here it will also be discussed how the Italian art of the seventeenth century represented and idealized character Cleopatra. Likewise it will be analyzed the possible function of the Cleopatra painting within the Academia Imperial de Belas Arters (AIBA) in Rio de Janeiro. By having the canvas belonged to the private collection of the J.G. Le Gros (João Guilherme Le Gros or Legros), and integrated the catalog of Exposições Gerais de Belas Artes (EGBA) from 1859, 1860, 1863, 1866, 1889, 1890, 1891 and the Pequeno Catálogo de Bens da ENBA de 1957, we will research the history of this collector and the practice of collecting in Rio de Janeiro in nineteenth century. We will also do an analysis of his collection in order to understand his taste for art.pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo nesta dissertação é verificar a trajetória da obra Cleópatra que pertenceu a Coleção Le Gros até 1859, passando para Academia Imperial de Belas Artes em 1860, por compra ou doação, integrando a coleção do Museu Nacional de Belas Artes e finalmente sendo destinada ao acervo do Museu D. João VI tendo como data de incorporação o ano de 1979. Trataremos da possibilidade desta obra ser uma cópia utilizando como modelo de uma pintura do artista genovês Bartolomeo Biscaino (1632-1657) a partir da comparação de algumas de suas pinturas com a obra em questão. Aqui também será discutido como a arte Italiana do século XVII representava e idealizava a personagem Cleópatra, e do mesmo modo será analisada a possível função da obra Cleópatra dentro da Antiga Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) do Rio de Janeiro. Por ter pertencido, a obra, à coleção privada do colecionador J. G. Le Gros (João Guilherme Le Gros ou Legros) e integrado os catálogos das Exposições Gerais de Belas Artes (EGBA) de 1859, 1860, 1863, 1866, 1889, 1890, 1891 e o Pequeno Catálogo de Bens da ENBA de 1957, nos aprofundaremos na história deste colecionador, sobre a prática do colecionismo no Rio de Janeiro do século XIX e faremos uma análise da sua coleção, a fim de compreender o seu gosto pela arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCleópatrapt_BR
dc.subjectMuseu D. João VIpt_BR
dc.subjectBartolomeo Biscaínopt_BR
dc.subjectColecionismopt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectColeção Le Grospt_BR
dc.subjectCleopatrapt_BR
dc.subjectMuseu D. João VIpt_BR
dc.subjectBartolomeo Biscaínopt_BR
dc.subjectCollectingpt_BR
dc.subjectNineteenth Centurypt_BR
dc.subjectLe Gros Collection Fine Artspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleCleópatra do Museu D. João VI: a trajetória de uma obrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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