Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5629
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carloseduardodarochasantos.pdf67.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Abdalla, José Gustavo Francis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787477A1pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710538Z0pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Edgar Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775661E1pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Marcos Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707855A7pt_BR
dc.creatorSantos, Carlos Eduardo da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8118925A5pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-25T11:43:05Z-
dc.date.available2017-08-24-
dc.date.available2017-08-25T11:43:05Z-
dc.date.issued2017-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5629-
dc.description.abstractThe aim of this work is to conceive comics as a formal working language to be used by the teachers and their students in the development of their activities in Architecture and Urbanism Design disciplines. This research can be defined as an exploratory one, since it intends to expand the knowledge on the topic. Comics basically uses two media, the image and the text, both configure its graphic narrative. It is noted that several professionals of Architecture and Urbanism used of its language as a means of communication and development of design. Comics have, over time, found acceptance in the field of education, especially at the elementary and high school. Therefore, besides literature review, in order to reach the aims of this research, we sought to relate image, text and narrative, which are inherent to comics, with Architecture and Urbanism teaching and design process. Furthermore, reinforcing the notions raised, an experience of the employment of comics in the teaching of the Architecture and Urbanism design that occurred in the School of Architecture and Urbanism on Federal University of Juiz de Fora, Brazil, was analyzed. As a result, it is emphasized that comic emerges as an option that supports the teaching process, since it allows the student to think about space and to simulate time, responding to characteristics of the project, mainly subjectives but also objectives one. Besides, its potential can be extended if combined with other languages.pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se nesta dissertação compreender as Histórias em Quadrinhos como linguagem formal de trabalho a ser utilizada pelo professor e pelo aluno no desenvolvimento das atividades das disciplinas que tenham o projeto de arquitetura e urbanismo como finalidade de aprendizado. Esta pesquisa pode ser definida como exploratória, pois busca ampliar as informações sobre o tema. As HQs utilizam-se basicamente de dois meios de comunicação, a imagem e o texto, ambos configurando sua narrativa gráfica. É possível destacar que diversos profissionais de Arquitetura e Urbanismo utilizaram-se de sua linguagem como meio de comunicação e desenvolvimento de projeto. As HQs ainda encontraram, ao longo do tempo, recepção no campo do ensino, principalmente no nível básico e médio. Com isto, além da revisão bibliográfica, para se alcançar os objetivos desta pesquisa, buscou-se relacionar a imagem, o texto e a narrativa, que são inerentes aos quadrinhos, com o ensino e o projeto de Arquitetura e Urbanismo. Corroborando as ideias levantadas, observou-se uma experiência da aplicação das histórias em quadrinhos no ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo realizada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como resultado, aponta-se que as histórias em Quadrinhos surgem como uma opção que auxilia o processo de ensinar, pois permite ao aluno pensar o espaço e simular o tempo, respondendo às características do projeto, principalmente subjetivas, mas também objetivas. Além disso, seu potencial pode ser ampliado se aliado a outras linguagens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de projeto de arquitetura e urbanismopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectProcesso de projetopt_BR
dc.subjectArchitecture and urbanism design teachingpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectDesign processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos como linguagem no ensino do projeto de arquitetura e urbanismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.