Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5593
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rozineidemariadossantos.pdf3.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Schapper, Ilka-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3pt_BR
dc.contributor.referee2Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791915T8pt_BR
dc.creatorSantos, Rozineide Maria dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421998H1pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-16T11:22:56Z-
dc.date.available2017-08-16-
dc.date.available2017-08-16T11:22:56Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5593-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed in the ambit of the Professional Master in Management and Assessment of Public Education (PPGP, in Portuguese) of the Center for Public Policy and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAED / UFJF, in Portuguese). The management case studied discusses the continuing education of Literacy Teachers based on the actions proposed by the National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC (Portuguese) occurred in Recife. We have a general goal to "Increase the participation of Literacy Teachers in trainings of PNAIC". For that purpose, we consider necessary to present and analyze the structure of this program in Recife in the years 2013 through 2014, in order to identify the elements that contributed to the proper or not proper functioning of the program in the period delimited for this investigation. Then we present an Educational Action Plan - PAE (Portuguese) - containing strategies that can contribute to an effective participation of Literacy Teachers in the program. We assume as hypothesis that the structure of the training offered to teachers, both from the Ministry of Education and Culture - MEC (Portuguese) guidelines, as from its accomplishment in Recife, was decisive for the adherence or non-adherence of Teachers. We used the qualitative research as a methodology, with emphasis on case study. As research tools, we used the questionnaire with objective and subjective questions, documentary analysis and interviews. The target readership of our research will be the Literacy Teachers who have worked in the literacy cycle during the years 2013 through 2014 and Study Advisors who were part of the PNAIC team in the same period.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discorre sobre a formação continuada dos Professores Alfabetizadores a partir das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic no município do Recife. Temos como objetivo geral conhecer as razões que levaram à baixa participação de Professores Alfabetizadores nas ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no município do Recife e elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) que contribua para sanar este problema. Para isto consideramos necessário apresentar e analisar a estrutura deste Programa no município do Recife nos anos de 2013 e 2014, com o fim de identificar os elementos que contribuíram para o seu adequado, ou não adequado, funcionamento no período demarcado nesta investigação. Assumimos como hipótese que a estrutura da formação proposta aos Professores, tanto a partir das orientações do Ministério de Educação e Cultura - MEC, quanto a partir da sua concretização no município do Recife, foi determinante para a adesão ou não adesão dos Professores na formação. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos o questionário com questões objetivas e subjetivas, entrevistas e análises de documentos oficiais (relatórios dos Orientadores de Estudos, Portarias, Decretos, entre outros). O público alvo da nossa pesquisa foram os Professores Alfabetizadores que atuaram no ciclo de alfabetização nos anos de 2013 e 2014 e os Orientadores de Estudo que compuseram a equipe do Pnaic neste mesmo período.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPnaicpt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPnaicpt_BR
dc.subjectLiteracy teacherspt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs desafios do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) no município de Recifept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.