https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5581
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
simonedasilvabatista.pdf | 5.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Júnior, Lourival Batista de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Daniel Henrique Diniz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702782P5 | pt_BR |
dc.creator | Batista, Simone da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8173905P8 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-15T11:49:14Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14 | - |
dc.date.available | 2017-08-15T11:49:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5581 | - |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the management practices of the State College Minister Raul Fernandes, located in the Southern Regional Center, based in the city of Vassouras, the State Department of Education of Rio de Janeiro, which may have contributed to the improvement of its results, represented by indicators of IDEB and IDERJ in period from 2011 to 2013. The text is organized into three chapters. The first chapter presents the scenario of the school unit, its internal and external results, analyzed the national, state, regional and municipal panorama, besides the strategies implemented by the State Department of Education aimed at improving educational indicators, and the school's actions to range of results presented. Considering the field research, document and literature in the second chapter there will be a critical and reflective analysis of strategic management practices and school success starting Farias (2012), Lück (2009), Ferreira (2009), Ribeiro (2011), Carvalho (2010), Smith (2012) and the semi-structured interview articulate the data presented and studied theory, seeking the practices and actions developed by the school that may have contributed to the achievement of results. After presentation and analysis of internal and external results of the school, tabulation of data collected in the field research and identification of management practices that may have contributed to the good results in the third chapter presents the Educational Action Plan, the proposal to standardize successful practices for school unity and sharing possibilities successful actions with other school units of educational Regional Board, in order to exchange experience. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação buscou analisar as práticas gestoras do Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes que possam ter contribuído para a melhoria de seus resultados, representados pelos indicadores de IDEB e IDERJ, no período de 2011 a 2013, o colégio está situado na Regional Centro Sul, com sede na cidade de Vassouras no Estado do Rio de Janeiro e está sob a jurisdição Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O texto está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo é apresentado o cenário da unidade escolar, seus resultados internos e externos, analisados a partir do panorama nacional, estadual, regional e municipal, além das estratégias implantadas pela Secretaria Estadual de Educação visando à melhoria dos indicadores educacionais, e as ações da escola para alcance dos resultados apresentados. Considerando a pesquisa de campo, pesquisa documental e bibliográfica, no segundo capítulo, será realizada uma análise crítica e reflexiva sobre práticas de gestão estratégica e sucesso escolar a partir de Farias (2012), Lück (2009), Ferreira (2009), Ribeiro (2011), Carvalho (2010), Soares (2012) e a entrevista com roteiro semiestruturado articulará os dados apresentados e a teoria estudada, buscando as práticas e ações desenvolvidas pela escola que possam ter contribuído para o alcance de seus resultados. Após apresentação e análise dos resultados internos e externos da escola, tabulação dos dados coletados na pesquisa de campo e identificação das práticas gestoras que possam ter contribuído com os bons resultados, no terceiro capítulo, é apresentado o Plano de Ação Educacional, com a proposta de padronizar práticas exitosas para a unidade escolar e compartilhar possibilidades de ações bem sucedidas com as outras unidades escolares da Diretoria Regional Pedagógica, visando à troca de experiência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão estratégica | pt_BR |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas de gestão | pt_BR |
dc.subject | Strategic management | pt_BR |
dc.subject | School success | pt_BR |
dc.subject | Management practices | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Práticas de gestão estratégica e seus efeitos no sucesso escolar: o estudo de caso de uma escola da Regional Centro Sul Fluminense | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.