Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5520
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaissenadelannaalbino.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Evelaine Cruz dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Cesar Donizetti Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorAlbino, Thais Sena de Lanna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T13:25:49Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-08-09T13:25:49Z-
dc.date.issued2017-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5520-
dc.description.abstractThis research is about a study of Waldorf Schools’ Financial Education method through an in-depth investigation and the author’s immersion. The paper presents a qualitative case study. We used Rudolf Steiner literature as a reference for Waldorf Education method. The research includes a fieldwork in a Waldorf School, located in Minas Gerais (Brazil), based on participative observation in Mathematics classes of a 6th grade Elementary School, composed by 20 students. Besides, collected and registered workbook data were assembled by bibliography study, teachers interview and informal chats in school. The data analysis revealed and confirmed that Math instruction, as state Waldorf Pedagogy, happens taking into consideration some elements, as such: Teaching structured in seasons, considering child evolutionary stage, education through arts, experience, rhythmic movements and repetition, mental and oral calculation, methodology “teaching in three steps”, inter, multi and transdisciplinarity as many as possible, dealing with different tempers, etc. A teaching considering those elements allows students to develop the thinking, feeling and willing in a balanced way. Financial Education subject was taught during a season in 6th grade, named “Financial and Economic Life”. It is very broad in its proposal and scope, not restraint only to calculation practices and to personal financial studies and attitudes. As a result of this research, a pedagogical suggestion grounded on Waldorf Education is presented for Financial Education within 6th grade Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar como acontece o ensino de Matemática, em especial a Educação Financeira, em uma escola Waldorf através de um estudo aprofundado da Pedagogia Waldorf e seus fundamentos e, também, da imersão da pesquisadora no contexto educacional. Sendo assim, ele trata de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Como referencial teórico, pautamo-nos, fundamentalmente, em Rudolf Steiner para compreender a Pedagogia Waldorf. A pesquisa contou com a realização de um trabalho de campo, em uma escola Waldorf do estado de Minas Gerais, que consistiu em observações participantes das aulas de Matemática de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental composta por 20 alunos. Além disso, os dados produzidos e registrados no caderno de campo foram complementados com análise documental, entrevista semiestruturada realizada com a professora e diálogos informais na escola. A análise dos dados revelou e confirmou que o ensino de Matemática, de acordo com a Pedagogia Waldorf, acontece levando em consideração alguns elementos, que são: a estruturação do ensino em épocas, a consideração da etapa evolutiva em que a criança se encontra, o ensino através das artes, vivência, ritmo e repetição, uso do cálculo mental e oral, a metodologia do “ensino em três fases”, flexibilidade para o professor adequar o ensino, inter, multi e transdisciplinaridade sempre que possível, o trabalho com os temperamentos, dentre outros. O ensino levando em consideração esses elementos faz com que as crianças desenvolvam o querer, o sentir e o pensar de forma equilibrada, que é um dos princípios da Pedagogia Waldorf. A Educação Financeira foi trabalhada dentro de uma das épocas de Matemática do 6º ano escolar, intitulada “Vida Econômica e Financeira”. O estudo é muito amplo em sua proposta e alcance, e não se reduz apenas à prática de cálculos e ao estudo das finanças pessoais e atitudes financeiras. Como fruto desta pesquisa e com a intenção de direcionar os professores, foi produzida uma sugestão pedagógica para a Educação Financeira no 6º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectWaldorf Educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira e o ensino de matemática em uma escola Waldorf: currículo, professores e estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.