Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5497
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karlacybelebarbosacordeiro.pdf781.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133460D1pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Rosane Carmanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorCordeiro, Karla Cybele Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4357722Y4pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T11:56:47Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-08-09T11:56:47Z-
dc.date.issued2016-12-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5497-
dc.description.abstractCurrently, discussions about the topic of inclusive education are very common. Inclusion in a regular school is one of the greatest challenges imposed on Brazilian education, as it was established by law nº 13,146 on July 6, 2015. The research will be conducted in a specific public school with students that attend the first stage of Elementary Education in the city of Manaus. There were concerns and observations about the factors that interfere with the inclusion process of the disabled students which led me to develop the research. The general objective is to analyze how the process of these students inclusion occurs. The research aims to analyze the actions of the management team regarding the disabled student's inclusion and identify possible difficulties teachers will experience in their work performance. For the purpose of this work, it is intended to propose actions that can improve the process of inclusion in that school. Therefore, in the intent of reflecting about inclusive education, we aim to answer the following question: What are the obstacles in the process of disabled student’s inclusion in the state institution? Based on this answer, the importance of the present investigation is justified, since the manager must be attentive to the educational policies, to recognize that the academic and social development of the disabled student needs to be respected and to guarantee that the student's access to school will have also encouragement for his permanence and his success in life.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, as discussões acerca do tema educação inclusiva são bastante recorrentes, pois a inclusão na escola regular é um dos maiores desafios impostos à educação brasileira, conforme estabelece a Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. A pesquisa foi realizada em uma determinada escola da rede pública de Manaus que atende alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental. Foram inquietações e reflexões sobre os fatores que interferem no processo de inclusão dos alunos com deficiência que me levaram a desenvolver a pesquisa, que tem como objetivo geral analisar como ocorre o processo de inclusão desses alunos. A pesquisa tem como objetivos específicos analisar as ações da equipe gestora no que se refere à inclusão dos alunos com deficiência e identificar possíveis dificuldades por parte dos professores das classes regulares na realização dos seus trabalhos. Para fins deste trabalho, pretende-se propor ações que possam aprimorar o processo de inclusão dos alunos deficientes, na referida escola. Assim, numa reflexão sobre a proposta de educação inclusiva, almeja-se responder à seguinte questão: quais os entraves no processo de inclusão dos alunos deficientes na instituição estadual? A partir dessa realidade, justifica-se a importância da presente investigação, uma vez que o gestor precisa estar atento às políticas educacionais, reconhecendo que o desenvolvimento acadêmico e social do aluno com deficiência necessita ser respeitado, pois garantir o acesso do aluno ao processo escolar deve ser acompanhado também pelo favorecimento de sua permanência na escola e do sucesso na sua vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão de alunos deficientes na Escola Estadual X na cidade de Manaus - AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.