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dc.contributor.advisor1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133460D1pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4418816D8pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779936U9pt_BR
dc.contributor.referee3Veiga-Neto, Alfredo José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709954U0pt_BR
dc.creatorGusmão, Luka de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273502T9pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T11:37:15Z-
dc.date.available2017-07-18-
dc.date.available2017-08-09T11:37:15Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5488-
dc.description.abstractIn this dissertation I present the development of the research in which I tried to answer the following question: What are the relations between the different durations experienced by students and the school curriculum, taking the Bergsonian philosophy as a theoretical reference to understand such relations? Throughout this investigation, my objective was to draw an approximate picture of how these relations between the different durations and the curriculum were experienced in the times-spaces of the school and the classroom, by adopting the Bergsonian philosophy as its main theoretical foundation. In order to answer the above question and reach the objective of this work, I approached the notion of difference which is present in the Bergsonian thinking, by discussing the meaning of the concepts of difference in nature and difference in degree and showing that duration - understood as a movement of qualitative differentiation – constitutes the profound experience of human consciousness. Then, I deepened my reflections on the curricular field, trying to map the main theoretical tendencies that were shaped up in its history and the research currently produced in it on the issue of differences. As a methodological proposal, I questioned the rules of the intuitive method developed by Bergson and the research on/about/with daily life, that led me to delve into the daily life of a state-run school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, and, more specifically, into the times-spaces of a Fundamental Education 4th-grade class, in which students produced narratives about their own durations. After presenting the narratives produced by the students, I maintain that it was possible to perceive a unique movement of qualitative differentiation in each duration. The different durations experienced by the children, as well as the relations established by them, have drawn different curricula, composed of different memories, desires, feelings, knowledge and practices.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação apresento o desenvolvimento da pesquisa na qual procurei responder à seguinte questão: Quais as relações entre as diferentes durações vividas pelos alunos e alunas, e o currículo escolar, tomando a filosofia bergsoniana como referencial teórico para compreender tais relações? Ao longo desta pesquisa, meu objetivo foi desenhar uma imagem aproximada das formas pelas quais as relações entre as diferentes durações e o currículo foram vivenciadas nos temposespaços da escola e da sala de aula, adotando como principal fundamentação teórica a filosofia bergsoniana. Para responder à mencionada questão e atingir o objetivo deste trabalho, abordei a noção de diferença presente no pensamento bergsoniano, discutindo o significado dos conceitos de diferença de natureza e diferença de grau e mostrando que a duração – entendida como movimento de diferenciação qualitativa – constitui a experiência profunda da consciência humana. Em seguida, aprofundei minhas reflexões sobre o campo curricular, procurando mapear as principais tendências teóricas que se formaram em sua história e as pesquisas nele produzidas atualmente acerca da questão das diferenças. Como proposta metodológica, coloquei em diálogo as regras do método intuitivo desenvolvido por Bergson e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos, que me levaram a mergulhar no cotidiano de uma escola estadual do município de Juiz de Fora, Minas Gerais, e, mais especificamente, nos temposespaços de uma turma de 4º ano do ensino fundamental, na qual os alunos e alunas produziram narrativas sobre suas próprias durações. Após apresentar as narrativas produzidas pelos alunos e alunas, sustento que foi possível perceber em cada duração um movimento de diferenciação qualitativa singular. As diferentes durações vividas pelas crianças, bem como as relações estabelecidas por elas, traçaram diferentes currículos, compostos por diferentes memórias, desejos, sentimentos, conhecimentos e práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiferençaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHenri Bergsonpt_BR
dc.subjectDifferencespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectHenri Bergsonpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs diferenças e o currículo: reflexões à luz da filosofia bergsonianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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