Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5475
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deidedacunhasilvafernandes.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Condé, Eduardo Antônio Salomão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559977E4pt_BR
dc.contributor.referee2Bocchetti, André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757694J1pt_BR
dc.creatorFernandes, Deide da Cunha Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T18:19:34Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-08-08T18:19:34Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5475-
dc.description.abstractThe School Project Fulltime deployed in state schools by the Ministry of Education of Minas Gerais, aims to improve the learning of elementary school students that require greater attention of the Educational System, expanding its daily stay in school. The present study examines the duties of the school manager in the actions undertaken by educational management, people management, educational outcomes, and management of services and resources, designed as a model of project management. Consistent with the objectives of the Program Graduate in Management and Assessment of Public Education, this study was developed based on two dimensions: analytical and purposeful. On the analytical dimension, we present the knowledge built on the policy of comprehensive education and how are being implemented by school administrators of both schools. In propositional, includes the construction of a Plan of Action Educational -PAE, whose purpose is to present possibilities for improving the policy on levels of local and regional implementation. The present study is a result of the perceived issues during monitoring of schools, who presented different results even before homogenized guidance on policy. For this study, the methodology of case study, document analysis, the literature review and semi-structured interviews with managers, specialists and teachers from both schools belonging to the Regional Superintendence of Education of Frangipani was used. The role of managers in the implementation of the policy was reviewed and interwoven by means of a theoretical dialogue Authors' Ball ( 2002), Cavaliere (2002 ), Condé (2011 ), Draibe (2001 ), Lück (2000 - 2009), Moll (2010 ), Polon (2009 ), among others. The survey data showed that the actions of managers developed through management: pedagogical, results, people and management of services and resources, and exert influence in shaping policy outcomes in the context in which they are implemented. In this context presents Training Program Educators / Community of Practice, as possibilities for the improvement of policy.pt_BR
dc.description.resumoO Projeto Escola de Tempo Integral implantado nas escolas estaduais pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental que demandam maior atenção do Sistema Educacional, ampliando a sua permanência diária na escola. O presente estudo analisa as atribuições do gestor escolar nas ações empreendidas por meio da gestão pedagógica, de pessoas, gestão de resultados educacionais e gestão de serviços e recursos, concebidas como modelo da gestão do projeto. Coerente com os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, o presente trabalho foi desenvolvido baseando-se em duas dimensões: a analítica e propositiva. Na dimensão analítica, apresentam-se os conhecimentos construídos sobre a política de educação integral e a forma como vem sendo implementada por gestores escolares das duas escolas investigadas. Na dimensão propositiva contempla-se a construção de um Plano de Ação Educacional-PAE, cuja finalidade é apresentar possibilidades para o aperfeiçoamento da política nos níveis de implementação local e regional. Esse estudo é resultante das questões percebidas durante o monitoramento das escolas, que apresentavam resultados diferentes, mesmo diante de orientações homogeneizadas sobre a política. Para realização deste trabalho foi utilizada a metodologia de estudo de caso, a análise documental, a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores, especialistas e professores das duas escolas pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Janaúba. A atuação dos gestores na implementação da política, foi analisada e entrelaçada por meio de um diálogo teórico dos autores: Ball (2002), Cavaliere (2002), Condé (2011), Draibe (2001), Lück (2000 – 2009), Moll (2010), Polon (2009), dentre outros. Os dados da pesquisa demonstraram que as ações dos gestores desenvolvidas por meio da gestão pedagógica; de resultados, de pessoas e gestão de serviços, e, recursos, exercem influência nos rumos e resultados da política no contexto em que são implementadas. Nesse contexto, apresenta-se o Programa de Formação de Educadores/Comunidade de Prática, como possibilidade para o aperfeiçoamento da política.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectComunidade de práticapt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectEmplementationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectCommunity of practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProjeto educação em tempo integral: análise das práticas de gestão do programa em duas escolas do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.