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dc.contributor.advisor1Araujo, Saulo de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Moreira-Almeida, Alexander-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795639P9pt_BR
dc.contributor.referee2Portugal, Francisco Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737509U8pt_BR
dc.creatorHonorato, Aldier Félix-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4005049Z8pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T13:28:48Z-
dc.date.available2017-07-03-
dc.date.available2017-08-08T13:28:48Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5411-
dc.description.abstractWilliam James is a central figure in the history of psychology and philosophy. His The Principles of Psychology (1890) is highly regarded as one of the biggest works already made in the area, and the stream of thought theory is seen as the most important original contribution to the study of consciousness. After 1890, James dedicated himself to the alterated states of consciousness’ investigation, which culminated in The Varieties of Religious Experience’s (1902) publication. In this work, we find the presence of subconscious as fundamental to the comprehension of the religious phenomena. The goal of the present work, therefore, is explore in what dimension the subliminal self develops in the jamesian psychology to be able to serve as support to the religious experience’s studies. We saw that it comes up as an explanatory possibility during the psychical phenomena and altered states of consciousness investigations, since stream of consciousness theory’ could not explain.pt_BR
dc.description.resumoWilliam James é uma figura central na história da psicologia e da filosofia. Muito se destaca seu The Principles of Psychology (1890) como um dos maiores trabalhos já realizados na área e a teoria do fluxo do pensamento como sua principal contribuição original ao estudo da consciência. Após 1890, James se dedicou à investigação dos estados alterados da consciência, que culminou com a publicação de The Varieties of Religious Experience (1902). Nele encontramos a presença do subconsciente como fundamental para a compreensão do fenômeno religioso. O objetivo do presente trabalho, portanto, é explorar em que medida o eu subliminal se desenvolve na psicologia jamesiana para que possa servir de suporte aos estudos das experiências religiosas. Vimos que o ele surge como possibilidade explicativa durante as investigações dos estados alterados da consciência e dos fenômenos psíquicos, uma vez que a teoria do fluxo da consciência não dava conta de explica-los.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWilliam Jamespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectEu subliminalpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectWilliam Jamespt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectConsciousnesspt_BR
dc.subjectSubliminal Selfpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleDo fluxo do pensamento ao eu subliminal: o desenvolvimento da consciência na psicologia de William Jamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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