https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5407
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
victorhugovassallo.pdf | 4.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mazorche, Sandro Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Casagrande, Rogério | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Francinildo Nobre | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786121T4 | pt_BR |
dc.creator | Vassallo, Victor Hugo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T13:24:16Z | - |
dc.date.available | 2017-07-03 | - |
dc.date.available | 2017-08-08T13:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5407 | - |
dc.description.abstract | This work was developed from the necessity of the study of Trigonometric Reasons. In general, we know that in the basic education the Mathematics presents itself in a decontextualized way. We propose here a historical approach to this subject and the way it is presented in textbooks. From there, we present a series of activities that involve constructions performed with ruler and compass, use of dynamic geometry software and the assembly of a theodolite. The objective of this proposal is based on the possibility of working this material in a class of the 1st grade of high school even in a school with few resources, showing that it is possible to study mathematics relating it to the needs that have permeated humanity for centuries. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade do estudo das Razões Trigonométricas. Em geral, sabemos que no ensino básico a Matemática se apresenta de forma descontextualizada. Propomosaquiumaabordagemhistóricadesteassuntoeaformacomo é apresentada nos livros didáticos. A partir daí, apresentamos uma série de atividades que envolve construções realizadas com régua e compasso, utilização de um software de geometria dinâmica e a montagem de um teodolito. O objetivo desta proposta baseia-se na possibilidade de se trabalhar este material em uma turma da 1a série do ensino médio mesmo em uma escola com poucos recursos, mostrando que é possível estudar matemática relacionando-a às necessidades que permeiam a humanidade há séculos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Teodolito | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | Theodolite | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Razões trigonométricas: uma abordagem do cotidiano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.