Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5399
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipecorreadacruzescobar.pdf2.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Adriane Melo de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.creatorEscobar, Felipe Corrêa da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434186Y0pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T13:08:23Z-
dc.date.available2017-07-03-
dc.date.available2017-08-08T13:08:23Z-
dc.date.issued2016-01-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5399-
dc.description.abstractThe objective of this work, a qualitative approach is to analyze errors that occurred so often in certain elementary school content. With the question guideline How can we contribute to the teaching practice, to propose a reflection of this professional in the search for alternatives that help students learn from their mistakes in mathematics? Lays out points that can influence and cause an error by our students. We made an approach as the main authors used in public and private networks in the Juiz de Fora city are addressing these issues. Our theoretical and methodological basis is the psychologist's book Daniel Kahneman, entitled, Fast and Slow: two ways of thinking; we will make an analysis of how the human mind, in order to try to understand what might cross the minds of our students during their learning. With aside questions assessments of mathematics teachers, they will read how they go interpreting errors committed in their assessments. For real understanding of what the student understands with such content will be applied some tests with elementary school students in EE Mercedes Nery Machado, located in the central region of Juiz de Fora city, to ascertain their understanding on a problem and the sense that some content do to the same.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho, de cunho qualitativo, é analisar erros ocorridos com tanta frequência em certos conteúdos do Ensino Fundamental. Tendo como pergunta diretriz: Como podemos contribuir com a prática docente, de modo a propor uma reflexão desse profissional na busca de alternativas que auxiliem os alunos a aprender com seus erros em Matemática?, expomos pontos que podem induzir nossos alunos ao erro. Fizemos uma abordagem de como os principais autores utilizados nas redes pública e particular, no município de Juiz de Fora, estão abordando tais temas. Nosso embasamento teórico-metodológico está no livro do psicólogo Daniel Kahneman, intitulado Rápido e Devagar: duas formas de pensar; faremos uma análise de como funciona o pensamento humano, a fim de tentar compreender o que pode passar pela cabeça de nossos alunos, durante seu aprendizado. Com questões retiradas de avaliações de professores de Matemática, faremos uma leitura de como os mesmos andam interpretando os erros ocorridos em suas avaliações. Para a real compreensão do que o aluno entende com esses conteúdos, serão aplicados alguns testes com alunos do Ensino Fundamental II na E. E. Mercedes Nery Machado, localizada na região central do município de Juiz de Fora, para averiguar sua compreensão diante de um problema e o sentido que alguns conteúdos fazem para os mesmos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectErros em matemáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectErrors in Mathematicspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleInvestigando erros em matemática: fatores que interferem na aprendizagem dos educandospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.