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dc.contributor.advisor1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701518H1pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arbex, Marcelo Aarestrup-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792820U6pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763809U0pt_BR
dc.contributor.referee2Ponczek, Vladimir Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706625A3pt_BR
dc.creatorVianna, Filipe Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T12:02:06Z-
dc.date.available2017-06-29-
dc.date.available2017-08-08T12:02:06Z-
dc.date.issued2017-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5380-
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify and measure the peer effects on scholar performance of students, measured by proficiency in Portuguese and Mathematics tests, from 1st to 4th grades of public and private schools who attended the Estudo Longitudinal Geração Escolar (GERES, 2005-2008). The GERES database follows students throughout the first stage of elementary school and provides, apart from the students' information, data about schools, teachers and principals. The study starts from a linear model where the students' performance is explained by the average performance of his/her peer group, as well as his/her own characteristics and average characteristics of his/her group. The applied method - proposed by Lee (2007) - uses variations in the size of the groups and deviations of the characteristics from the mean as well, in order to identify the peer effects. The coefficients are estimated through the Two-Stage Least Squares (2SLS) estimator, using the instruments proposed by Bramoullé, Djebbari and Fortin (2009). The regressions consider each wave of the GERES to verify the change of the coefficients over time. Further, we compare the results between a balanced database with an unbalanced database, where the correction method follows Davezies et al. (2009). In both samples, the results show that the average performance of the peers negatively impacts student’s performances. The background characteristics of the peer group also influence school performance, specifically the socioeconomic level and the gender of the students.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem o objetivo de identificar e mensurar o efeito dos pares sobre o desempenho escolar, medido pela proficiência em testes de Português e Matemática, de alunos de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas participantes do Estudo Longitudinal Geração Escolar (GERES, 2005-2008). A base de dados do GERES acompanha alunos ao longo da primeira etapa do ensino fundamental e fornece, além das informações dos alunos, informações sobre escolas, professores e diretores. O estudo parte de um modelo linear onde o desempenho escolar dos alunos é explicado pelo desempenho médio de seu grupo de pares, além de características próprias e pela média das características de seu grupo. O método aplicado, proposto por Lee (2007) utiliza variações no tamanho dos grupos e desvios das características em relação à média para a identificação dos efeitos. Os resultados são obtidos pelo estimador de Mínimos Quadrados em Dois Estágios (2SLS), utilizando os instrumentos propostos por Bramoullé, Djebbari e Fortin (2009). As regressões foram feitas para cada etapa do GERES, com o intuito de verificar a evolução dos coeficientes ao longo do tempo. Além disso, comparam-se os resultados obtidos com o uso de uma amostra de dados em painel balanceada e uma base de dados não balanceada, em que se aproveita informações de alunos com informações faltantes através de uma correção proposta por Davezies et al. (2009). Seja usando a amostra balanceada, seja usando a amostra não balanceada, os resultados indicam que os alunos são negativamente impactados pelos pares que possuem desempenho escolar superior. As características contextuais do grupo de pares também exercem influência sobre o desempenho escolar, sendo o nível socioeconômico e o gênero dos alunos as características mais importantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEfeito dos parespt_BR
dc.subjectVariável instrumentalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPeer Effectspt_BR
dc.subjectInstrumental variablept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO efeito dos pares sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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