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dc.contributor.advisor1Souza, Dileno Dustan Lucas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carneiro, Leonardo de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799845E6pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Simone da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761139T6pt_BR
dc.contributor.referee2Hollerbach, Joana D'arc Germano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4580883D7pt_BR
dc.creatorRodrigues, Guilherme Goretti-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4644896H7pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T21:53:18Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-08-07T21:53:18Z-
dc.date.issued2017-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5377-
dc.description.abstractThe Research titled “The Quilombola Education in the Colônia do Paiol Community – Bias Fortes (MG)” goes from the interest in understand how the education in the Municipal School Prefeito Joaquim Ribeiro de Paula is being though and executed, in Colônia do Paiol, and its relationship with the community between the years of 2015 and 2016. Nowadays, many are the public policies towards quilombola’s communities, although the challenges multiply themselves in the way of evaluate them. One of those policies turns exclusively to schooling education, through the Resolution number 8, of November 20TH 2012, which establishes the National Curricular Guidelines to the Quilombola Schooling in basic education. However, this Guideline still isn’t recognized and incorporated by the city Bias Fortes – MG, neither in the pedagogic proposal nor in the Deccenial Municipal Education Plan (MEP). Therefore, the aim of this research is to understand how the The Quilombola Education in the Colônia do Paiol Community is established, the schooling and not schooling practices developed by subjects of the school and the manner by which the city executes its educational policies. Concomitantly, this research also aims to approach other transversal and inherent themes, like the matter of the historical fight for the territory of the Colônia do Paiol and how the Quilombola Education establishes itself as a way of claiming and empowering for beyond the community. It was used the Participant Search as methodology, in which the researcher and the studied social group acquire a mutual position of teaching and being taught all the time, as well as semi-structured interviews, documental analysis and subject’s orality. This research allows to conclude, during the period of time analyzed, how the community has been rethinking and problematizing the conduction of the municipal policy, becoming the protagonist in the decisions that involve its interests.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “A Educação Quilombola na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)” parte do interesse em compreender como vem sendo pensada e executada a educação na Escola Municipal Prefeito Joaquim Ribeiro de Paula, localizada na Colônia do Paiol, e sua relação com a comunidade entre os anos de 2015 e 2016. Atualmente, diversas são as políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas, muito embora os desafios se multipliquem na forma de acessá-las. Uma destas políticas volta-se exclusivamente para a educação escolar, através da Resolução n°8, de 20 de novembro de 2012 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na escola básica. Entretanto, essa Diretriz ainda não é reconhecida e incorporada pelo município de Bias Fortes-MG, tanto na proposta pedagógica para a escola, quanto no Plano Decenal Municipal de Educação (PME). Portanto, o objetivo desta pesquisa é compreender como se estabelece a Educação Quilombola na Escola Municipal Prefeito Joaquim Ribeiro de Paula, as práticas escolares e não escolares desenvolvidas pelos sujeitos da escola e a forma pela qual o município executa suas políticas educacionais. Concomitantemente, abordar outros temas transversais e inerentes, como a questão da luta histórica pelo território da Colônia do Paiol e como a Educação Quilombola se estabelece como mecanismo de reivindicação e empoderamento para além da comunidade. Utilizou-se como metodologia a Pesquisa Participante, em que pesquisador e grupo social estudado adquirem uma posição mútua de estar educando e sendo educado a todo o momento, além de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e oralidades dos sujeitos. Esta pesquisa permite concluir, ao longo do período analisado, a forma como a comunidade vem repensando a escola e problematizando a condução da política municipal, tornando-se protagonista nas decisões que envolvem os seus interesses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
dc.subjectTerritório e territorialidadept_BR
dc.subjectProcessos educativospt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectTerritory and territorialitypt_BR
dc.subjectEducational processespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Educação Quilombola na comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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