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dc.contributor.advisor1Salgado, Ana Cláudia Peters-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774838P4pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Fernanda Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734715Z8pt_BR
dc.creatorAlmeida, Vicente de Paula de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:29:05Z-
dc.date.available2017-06-26-
dc.date.available2017-08-07T20:29:05Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5330-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to discuss the role of the Learning Laboratory (LA, in Portuguese) of the Municipal School Profa. Eunice Alves Vieira (EMPEAV), as well as its processes, functions and results reached by the school in implementing the public policy of reinforcement classes and increased school hours, proposed by the Municipal Secretariat of Education of Juiz de Fora (SE/JF). The goal of this study is to assess the implementation and the result of the Learning Laboratory project which made possible for the students to spend more time at the Municipal School Profa. Eunice Alves Vieira, in line with the specialized classes, as well as its functions and contributions and, therefore, define improvements to the service provided to the students. For this research, we considered the information provided by the SE of Juiz de Fora and documents from the school. Bibliographical and documental research were conducted as well as consults to data from the school, its history, implementation of the School PDE and the More Education Program (Programa Mais Educação or PME, in Portuguese), and also the implementation of the LA. The gathered information were treated by means of a qualitative analysis in the school, being necessary a brief study of the MEC documents and other existing bibliographical references, regarding Full-Time Education, teacher in-service training, the relationship between family and school, cycle of policies, Learning Laboratories and the experiences had at EMPEAV. Here, the case study aims to show the good practices conducted at the school’s LA, which, despite difficulties, has provided students with good learning experiences, as well as in-service training to the teachers, new practices, improvements of existing ones, which may be noticed by means of the satisfaction of the conducted work.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a discutir o papel do Laboratório de Aprendizagem (LA) da Escola Municipal Profa. Eunice Alves Vieira (EMPEAV), assim como os processos, funções e resultados alcançados pela escola na implementação da política pública de reforço escolar e ampliação do tempo escolar, proposta da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora (SE/JF). Objetiva-se, neste estudo, avaliar a implementação e os resultados do projeto de Laboratório de Aprendizagem que possibilitaram o aumento do tempo dos alunos na Escola Municipal Eunice Alves Vieira, em consonância com as aulas especializadas, bem como suas funções e contribuições e, assim, definir melhorias para o atendimento aos alunos através de um Plano de Ação com propostas para a escola e para a Secretaria de Educação. Para esta pesquisa, consideram-se as informações fornecidas pela SE de Juiz de Fora e documentos da própria escola. Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental e realizadas consultas dos dados da escola, seu histórico, implementação do PDE Escola e do Programa Mais Educação (PME), assim como a implementação do LA. As informações coletadas são tratadas por meio de análise qualitativa na escola, sendo necessário um breve estudo em produções do MEC e em literaturas existentes, no que tange à Educação em Tempo Integral, formação em serviço do professor, relação família-escola, ciclo de políticas, Laboratório de Aprendizagem e as experiências vividas na EMPEAV. Aqui, o estudo de caso objetiva mostrar as boas práticas realizadas no LA da escola, que apesar das dificuldades, têm proporcionado aos estudantes bons momentos de aprendizagem, assim como aos professores formação em serviço, novas práticas e aperfeiçoamento daquelas existentes, o que se pode perceber através da satisfação do trabalho realizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaboratório de aprendizagempt_BR
dc.subjectBoas práticaspt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectLearning laboratoriespt_BR
dc.subjectGood practicespt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLaboratório de aprendizagem: processos, funções e resultados alcançados na Escola Municipal Profª Eunice Alves Vieirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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