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dc.contributor.advisor1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Célia Tanajura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774335U9pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Júnior, José Humberto Vianna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorScott, Valentina de Souza Paes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484670E5pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:28:34Z-
dc.date.available2017-06-23-
dc.date.available2017-08-07T20:28:34Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5329-
dc.description.abstractThis dissertation aims at verifying the need to support and train the candidates for school managers at Belo Horizonte’s Municipal Education Network (RME/BH) in elaborating and implementing a strategic work plan. In the 2011 elections, at which the school managers for the 2012/2014 office were elected, the candidates had to present that plan. Such demand stemmed from the policy known as BH Goals and Results, implemented in Belo Horizonte in 2009. The choice for this subject is based on the challenge of managing schools from a shared management perspective at a public education network. In order to achieve the aim proposed herein, the chosen methodology was case study, at which the following technics were applied: simple observation, documental analyses, bibliographic research and the application of a query with 29 school managers from the Northeast Regional Education Management (Gered-ne), which composed the sampling in this paper. The found results depicted that, even for candidates who had a previous experience on management, elaborating the strategic work plan was a challenging and complex task. The results showed that, for those managers, the greatest challenge in elaborating the strategic work plan was to do so in consonance with Belo Horizonte’s Municipal Education Secretary (SMED/BH) and the school’s strategic maps. They acknowledge that there is a need for technical knowledge in elaborating the strategic work plan. It is remarkable that for such activity the managers counted on the management team, with the teachers and, in some case, with their previous experience. Finally, the results showed that the responsibilities outlined in the legislation which regulates the electoral process do not depict the reality of RME/BH’s school manager.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é verificar a necessidade de apoio e de formação para os candidatos a gestão escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH), na elaboração e na implementação de um plano de trabalho estratégico. No pleito de 2011, que elegeu os gestores escolares para o mandato 2012/2014, foi exigida dos candidatos a apresentação deste plano. Tal exigência decorre da política conhecida como BH Metas e Resultados, implementada nesta cidade no ano 2009. A escolha do tema justifica-se pelo desafio de se fazer gestão escolar frente a gestão compartilhada. Para alcançar o objetivo proposto nesta dissertação, a metodologia adotada foi o estudo de caso, sendo empregadas para coleta de dados as seguintes técnicas: observação simples, análise documental, levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário aos 29 gestores escolares da Gerência Regional de Educação Nordeste (Gered-ne), que compuseram a amostra desta dissertação. Os resultados obtidos demonstraram que, mesmo para os candidatos com experiência anterior em gestão, a tarefa de elaboração do plano de trabalho estratégico foi complexa e desafiadora. Os resultados apontaram que, para estes gestores, o maior desafio na elaboração do plano de trabalho estratégico foi fazê-lo em consonância com os mapas estratégicos da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH) e das escolas. Eles reconhecem que existe a necessidade de conhecimentos técnicos para elaboração do plano de trabalho estratégico. Evidencia-se que para tal atividade, os gestores contaram com a equipe de gestão, com a equipe docente e, em alguns casos, com sua experiência anterior. Finalmente, os resultados demonstraram que as atribuições relatadas na legislação, que regulamenta o processo eleitoral, não retratam a realidade do gestor escolar da RME/BH.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectSeleção de gestorespt_BR
dc.subjectFormação de gestorespt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectStrategic managementpt_BR
dc.subjectManagers selectionpt_BR
dc.subjectManagers educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO processo de seleção e as ações de formação de gestores escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte frente aos desafios da gestão compartilhadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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