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dc.contributor.advisor1Saraiva, João Antonio Filocre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767913J0pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768494P4pt_BR
dc.contributor.referee2Romero, Júlio Alfredo Racchumi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138630Z9pt_BR
dc.creatorLima, Maria Madalena Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:27:07Z-
dc.date.available2017-06-23-
dc.date.available2017-08-07T20:27:07Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5328-
dc.description.abstractThis thesis is about a case study which analyzed the real effects on the management sharing of the Innovative high school Program, in a regional and scholar scope ,supported by the State Education Department of Pernambuco, since 2012, aiming the qualification of this policy within its insertion process. At first, It was developed a documental analysis of this Public Policy throughout this research. Also, a bibliographic review on the Secondary School in Brazil over the past decades. Secondly, questionnaires were conducted at the seventeen Regional Education Management Offices or Schools supported on a quantitative methodology. Besides, the four main managers who share this Policy answered semi structured interviews supported by the qualitative approach. The theoretical basis of this paper has as reference authors who share this view as: Mainardes (2006) and Condé (2010), who discuss about the implementation of Public Politics; Lück (1996, 2007, 2009), Cardoso (1995), Ferreira (2004), Cury (2002), Burgos (2012) and Alarcão (2001) who reflect upon the support of a shared management ; Freire (1987, 1996), Maciel e Neto (2004) and Delboni (2007) who discuss the continuing training. The analysis showed that the management sharing in the central instance has been causing great influence on the processes that trigger at the regional and school locus, reasserting, this way, the importance of the system management to the quality of the policy, along its practice. It was also verified that the effectiveness of the policy includes the qualification of its staff, the technical assistance to schools and the pedagogical monitoring of their actions. An Educational Action Plan (EAP) was introduced at the end of this paper with proposals for intervention, supported on the search results, which may be adopted by the State Education Department, for the sake of improving the mechanisms of shared management, improvement and better organizational development of the Innovative High School Program.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste em um estudo de caso e analisou os reais efeitos, no âmbito regional e escolar, do compartilhamento da gestão do Programa Ensino Médio Inovador, no vértice central da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, desde 2012, com vistas à qualificação dessa política no seu processo de implementação. Ao longo da pesquisa, foi desenvolvida, em um primeiro momento, uma análise documental dessa Política Pública e uma revisão bibliográfica sobre o Ensino Médio no Brasil, nas últimas décadas. Em um segundo tempo, foram aplicados, dentro da metodologia quantitativa, questionários às dezessete Gerências Regionais de Educação/Escolas e realizadas, pelo método qualitativo, entrevistas semiestruturadas com os quatro gestores centrais que compartilham a gestão da referida Política. A fundamentação teórica desse estudo está balizada em autores como: Mainardes (2006) e Condé (2010), que fazem uma discussão sobre implementação de Políticas Públicas; Lück (1996, 2007, 2009), Cardoso (1995), Ferreira (2004), Cury (2002), Burgos (2012) e Alarcão (2001) que refletem os fundamentos de uma gestão compartilhada; Freire (1987, 1996), Maciel e Neto (2004) e Delboni (2007) que discutem a formação continuada. Na análise, observou-se que o compartilhamento da gestão na instância central vem exercendo grande influência nos processos que se desencadeiam no âmbito regional e no lócus escolar, reafirmando, portanto, a importância da gestão do sistema à qualidade da política, na arte da sua prática. Observou-se, ainda, que a eficácia da política também passa pela qualificação dos seus agentes de execução, pela assistência técnica às escolas e monitoramento pedagógico das suas ações. Além disso, esse estudo constatou sentimentos de insatisfação dos gestores centrais frente ao compartilhamento da gestão. Um Plano de Ação Educacional (PAE) foi apresentado no final desse trabalho com propostas de intervenção, apoiadas nos resultados da pesquisa, que poderão ou não ser adotadas pela Secretaria Estadual de Educação, em prol de uma melhoria dos mecanismos da gestão compartilhada, aprimoramento e melhor desenvolvimento organizacional do Programa Ensino Médio Inovador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subjectPrograma Ensino Médio Inovadorpt_BR
dc.subjectGestão compartilhadapt_BR
dc.subjectEducational public policypt_BR
dc.subjectInnovative High School Programpt_BR
dc.subjectShared managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão compartilhada na operacionalização do Programa Ensino Médio Inovador, em Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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