Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5326
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tamaraceciliarangelgomes.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes Netto, Arsênio Firmino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771281Z5pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.creatorGomes, Tamara Cecília Rangel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8565004P5pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:26:07Z-
dc.date.available2017-06-23-
dc.date.available2017-08-07T20:26:07Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5326-
dc.description.abstractThe present study analyzed the management model implemented at The State School Waldemiro Pitta from the point of view of its manager and the school community and its possible contributions to reaching the IDEB results observed between the years 2009 and 2011 and presented an Educational Action Plan which may contribute to improving the academic achievement results in the rural school units within the Fluminense North Regional. The investigation is justified considering that the results from the IDEB in 2011 projected the school top the level of the highest national IDEB. In order to conduct the research we utilized qualitative methodology and a case study on the school aforementioned. We conducted a semi structured interview and a survey with the manager and the technician besides a focal group with members of the school community. It was observed in the analysis of the results of the methodological techniques utilized the implementation of a participative management. In the end, an Educational Action Plan was presented with proposals towards the State Secretariat for Education of Rio de Janeiro and the Fluminense North Regional aiming to improving the academic achievement results at rural schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisou o modelo de gestão implementado no Colégio Estadual Waldemiro Pitta sob o ponto de vista de sua gestora, da comunidade escolar e suas possíveis contribuições para o alcance do resultado do IDEB observado entre os anos de 2009 e 2011. Dessa forma, apresentou um Plano de Ação Educacional que contribui com a melhoria dos resultados educacionais das unidades escolares rurais no âmbito da Regional Norte Fluminense. Justifica-se esta investigação, visto que o resultado do IDEB de 2011 projetou a referida escola ao patamar de segundo maior IDEB nacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se da metodologia qualitativa através do método de estudo de caso na escola selecionada. Foi realizada entrevista semiestruturada e aplicado um questionário com a gestora. Além disso, optou-se pela técnica de grupo focal com membros da comunidade escolar. Observou-se, na análise dos resultados das técnicas metodológicas utilizadas, a implementação de uma gestão participativa. Ao final, foi apresentado um Plano de Ação Educacional com propostas direcionadas para a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e para a Regional Norte Fluminense com vistas à melhoria dos resultados educacionais das escolas rurais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectRural schoolpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs impactos do modelo de gestão nos resultados positivos obtidos em avaliações externas: o caso do Colégio Estadual Waldemiro Pitta (2009 - 2012) à percepção de seus atores sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.