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dc.contributor.advisor1Oliveira, Mônica Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794297Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Carrara, Ângelo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720516J5pt_BR
dc.contributor.referee2Botelho, Tarcísio Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782359Y0pt_BR
dc.creatorDelfino, Leonara Lacerda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242289H4pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T19:02:45Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-08-07T19:02:45Z-
dc.date.issued2009-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5277-
dc.description.abstractWe undertook this work, through the interweaving of documents such as censuses (population maps and lists of named), along the set of parish registers (baptisms and marriages seats) and processes of postmortem inventories, the effort to advance the discussion of slave family, especially for regions that have dedicated themselves to the domestic supply. The site chosen for this research was the parish of Bom Jesus dos Martires de Pouso Alegre, south-mining town, strategically located in a region of routes of troops and dynamic integration in Central-south network of domestic supply to Rio de Janeiro in the nineteenth century . The method used was effected in two steps: First, we search through the measurement of data, apprehend evidence of family history to the slave raiding among the black population, such as group distribution in different categories defined by the criterion of social status (free / slave / freed) Source: (Creole / African), color (black / brown), sex and age composition. In the second step, we performed measurements concerning the composition of the slave family, itself. We seek to visualize the frequency of legitimacy among the "innocent children" slave indicated by the baptismal seats, crossed to the maps of population (1833-1835) and seats of marriages, the importance of these officially sanctioned marriages for slaves. Apprehend this result, a high incidence of marriages between the legitimate slave population on the social context of Town and City of Happy Landing., To date, little identified for the context of the Province of Minas. With respect to "patterns of choices" made between the spouses in these marriages captives, we note the predominance exogamic by origin, ie those made between pairs Africans and Creoles, which postulate be a derivative resulting from the combination of traffic and natural growth specificity of the slave population in this South-mining. We seek to work in this second phase, the networks of sociability slave-consanguineous and rituals, through analysis of quantitative and longitudinal properties elected.pt_BR
dc.description.resumoEmpreendemos neste trabalho, através do entrecruzamento de documentos como, recenseamentos (mapas de população e listas nominativas), junto ao conjunto de registros paroquiais (assentos de batismos e casamentos) e processos de inventários post-mortem, o esforço de avançarmos na discussão acerca da família escrava, sobretudo para as regiões que se dedicaram à economia interna de abastecimento. O local eleito para esta investigação foi a freguesia de São Bom Jesus dos Mártires de Pouso Alegre, localidade sul-mineira, estrategicamente situada numa região de rotas de tropas e de dinâmica inserção na rede Centro-sul de abastecimento interno ao Rio de Janeiro nos Oitocentos. O método utilizado efetuou-se em duas etapas: Na primeira, buscamos por meio da mensuração de dados, apreendermos elementos antecedentes às incursões da família escrava entre a população negra, tais como: distribuição de grupos em diferentes categorias, definidas pelo critério de condição social (livres/ escravos/libertos); origem: (crioulos/ africanos); cor (pretos/ pardos); composição de sexo e idade. Na segunda etapa, efetuamos quantificações concernentes à composição da família escrava, propriamente dita. Procuramos visualizar pela freqüência de legitimidade entre os ―filhos inocentes‖ de escravos indicada pelos assentos batismais, entrecruzados aos mapas de população (1833-1835) e assentos de casamentos, a importância destas uniões oficialmente sancionadas para os escravos. Apreendemos deste resultado, uma alta incidência de uniões legítimas entre a população escrava no contexto social da Freguesia e Município de Pouso Alegre., até o presente, pouco identificada para o contexto da província de Minas. No que concerne aos ―padrões de escolhas‖ efetuados entre os cônjuges cativos nestas uniões, constatamos o predomínio exogâmico por origem, ou seja, aquelas efetuadas entre pares africanos e crioulos, o que postulamos ser uma derivação resultante entre a conjugação do tráfico e crescimento natural da população escrava nesta especificidade Sul-mineira. Procuramos trabalhar, neste segundo momento, as redes de sociabilidades escravas –consangüíneas e rituais, através de análises quantitativas e longitudinais de propriedades eleitas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectDemografiapt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectDemographypt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA família negra na Freguesia de São Bom Jesus dos Mártires: incursões em uma demografia de escravidão no Sul de Minas (1810-1873)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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