Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/526
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
charlesdiasgoncalves.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Luiza Scher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794291P6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756060E5pt_BR
dc.contributor.referee2Jorge, Sílvio Renato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799316J4pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Gabriel da Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702244Y8pt_BR
dc.creatorGonçalves, Charles Dias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200057A4pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-27T11:08:26Z-
dc.date.available2016-01-27-
dc.date.available2016-01-27T11:08:26Z-
dc.date.issued2014-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/526-
dc.description.abstractIn this dissertation paper, it is an intention to analyze aspects of Fernando Pessoa´s work in the prose-poetic of Livro do Desassossego (Unrest Book) from Bernardo Soares. Starting from the reflection on the concept of “book”, it is possible to think about the theory of the “open work”, and about the literary text´s notions of opening and infinitude. This path enables an incisive quest at the work itself, and at the “book to come”, whose essence is in the inconclusive, in fragments of a book never concluded or closed. Through the analysis of some of its editions, there will be an attempt to think about the book also through the concept of ‘work in progress’ and rhizomatic work. The first part of this work aims at the reflection on the theoretical support for the dissertation confection, through thinkers, philosophers and critics such as Walter Benjamin (1984), José Guilherme Merquior (1991), Malcolm Bradbury e Frederick r. Karl (1989); Stéphane Mallarmé (1991) e Umberto Eco (1968), Homi Bhabha (2005), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2004), Émile Durkheim (1987) e Eduardo Lourenço (1986). The second part is dedicated to the paper´s methodology, in order to justify the choice for the utilized analytical corpus: editions of Livro do Desassossego (Unrest Book) accomplished by Leyla Perrone-Moisés (1986), Richard Zenith (2011) e Jerónimo Pizarro (2013). The third and fourth parts are composed by analytical work. Through the collated editions and through a deeper reading, the analysis´ articulation is intended with the theoretical support and the methodology. The paper´s conclusive part intends to recapture possible analysis´ findings and support the critical provocation already initiated by literary names such as Eduardo Lourenço e Leyla Perrone-Moisés, according to whom Livro do Desassossego (Unrest Book) might be read as a material symbol for the certainty of all the texts’ non-closing and the possible suicide of Fernando de Pessoa´s heteronymic mithology.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de dissertação, tenciona-se analisar aspectos da obra de Fernando Pessoa na prosa-poética do Livro do Desassossego, de Bernardo Soares. A partir da reflexão sobre o conceito de “livro”, pode-se pensar na teoria da “obra aberta” e nas noções de abertura e infinitude do texto literário. Esse percurso possibilita uma incisiva indagação à própria obra, e ao “livro por vir”, cuja essência está no inconcluso, em fragmentos de um livro nunca concluso ou fechado. Através da análise de algumas de suas edições, tentar-se-á pensar o Livro também através do conceito de work in progress e obra rizomática. A primeira parte deste trabalho tem por objetivo refletir sobre o aporte teórico para confecção da dissertação, através de pensadores, filósofos e críticos como Walter Benjamin (1984), José Guilherme Merquior (1991), Malcolm Bradbury e Frederick r. Karl (1989); Stéphane Mallarmé (1991) e Umberto Eco (1968), Homi Bhabha (2005), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2004), Émile Durkheim (1987) e Eduardo Lourenço (1986). A segunda parte é dedicada à metodologia do trabalho, a fim de justificar a escolha do corpus analítico utilizado: edições do Livro do Desassossego realizadas por Leyla Perrone-Moisés (1986), Richard Zenith (2011) e Jerónimo Pizarro (2013). A terceira e a quarta partes são compostas pelo trabalho analítico. Pela análise das edições cotejadas e por meio de uma leitura mais profunda pretende-se a articulação da análise com o aporte teórico e a metodologia. A parte conclusiva do trabalho pretende retomar possíveis achados da análise e sustentar a provocação crítica já iniciada por nomes da literatura, como Eduardo Lourenço e Leyla Perrone-Moisés, segundo os quais o Livro do Desassossego pode ser lido como o símbolo material da certeza de não-fechamento de todos os textos e o possível suicídio da mitologia heteronímica de Fernando Pessoa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro do Desassossegopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectRizomapt_BR
dc.subjectObra Abertapt_BR
dc.subjectPedagógicopt_BR
dc.subjectPerformáticopt_BR
dc.subjectLivro do desassossegopt_BR
dc.subjectModernismpt_BR
dc.subjectRhizomept_BR
dc.subjectOpen workpt_BR
dc.subjectPedagogical and performativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLivro do Desassossego de Fernando Pessoa. O drama em gente no drama editorialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.