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dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777248H7pt_BR
dc.contributor.referee2Mariano , Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727392Y4pt_BR
dc.creatorMartins, Sueli-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386123D5pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T19:34:03Z-
dc.date.available2016-01-25-
dc.date.available2016-01-25T19:34:03Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/495-
dc.description.abstractDans la dissertation enquestion nous essayons de vérifier la présence de la réligion dans trois écoles publiques de laVille de Juiz de Fora. Au moyens d'entrevues e de l'observation nous analysons trois propositions: la présence des symboles religieux dans les installations, l'influence du calendrier écolier et des situations de nuisances, confrontements, négociations e accommodations à travers les intéractions de la religion avec les contenus écoliers, didactiques, pédagogiques de ces écoles. Nous considérons à la fois l'invisibilité des symboles, l'encadrement historique de la présence réligieuse dans la société, culture e espace publique au Brésil et une brève discussion sur lalaïcité. Dans cet analyse il y a été utilisée une blibliographie diverse, le temoignage des professeurs et directeurs des école publique et surtout l'observation participante.pt_BR
dc.description.resumoNa presente dissertação procuramos averiguar a presença da religião em três escolas públicas municipais da cidade de Juiz de Fora. A partir de entrevistas e observação participante analisamos três pressupostos: a presença de símbolos religiosos em suas instalações, a influência do calendário escolar e situações de incômodos, enfrentamentos, negociações e acomodações a partir das interações da religião com os conteúdos escolares, didáticos, pedagógicos destas escolas. Paralelamente a isso consideramos a invisibilidade dos símbolos, o panorama histórico da presença religiosa na sociedade, cultura e espaço público no Brasil e uma breve discussão sobre a laicidade. Na análise foi utilizada uma bibliografia diversa, o depoimento de professores e gestores das escolas municipais e principalmente a observação participante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSímbolos religiosospt_BR
dc.subjectCalendário escolarpt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectSymboles religieuxpt_BR
dc.subjectCalendrie écolierpt_BR
dc.subjectLaïcitépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleLaicidades possíveis: religiões no espaço público - o caso das escolas públicas municipais em Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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