Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4808
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elionorarodriguesdeazevedo.pdf7.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miyagaki, Olímpio Hiroshi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783379E4pt_BR
dc.contributor.referee1Louza Júnior, Nelson Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Mateus Balbino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481267J1pt_BR
dc.creatorAzevedo, Elionôra Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-02T16:01:28Z-
dc.date.available2017-06-01-
dc.date.available2017-06-02T16:01:28Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4808-
dc.description.abstractThis work describes a teacher’s didactic experience, who chose for presenting counting problems in elementary school. It is an investigative work, which the main objective is to analysehowelementaryschoolstudentssolvesimpleproblemsaboutcombinatorialanalysis - not knowing its definitions, concepts and formulas. From this investigation, the teacher proposednewwaystoworkthisthemewithyoungerstudents. Theresearchwasperformed with 9th grade students in elementary school from a public school in Minas Gerais State. Thestudentsperformedtwotypesofactivities: PresentationActivities(problemsituations that presented multiplicative principle, permutation and combination ideas) and Test Activities (four questions from OBMEP - Brazilian Mathematical Olympiad for Public Schools - that covered combinatorial reasoning studied in the presentation activities). The students received guidance in how to perform the activities and the main results are described in this text. At the end of this work there is a reflection about the results obtained with what and how we can improve our proposal and a final activity suggestion.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata a experiência didática de uma professora que optou por apresentar problemas de contagem no ensino fundamental. É um trabalho investigativo cujo principal objetivo é analisar como alunos do ensino fundamental solucionam problemas simples da análise combinatória – não conhecendo suas definições, conceitos e fórmulas – e a partir desta investigação, propor novas formas de trabalhar esse tema com alunos mais novos. A pesquisa foi realizada com discentes do 9◦ ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Os alunos realizaram dois tipos de atividades: Atividades de Apresentação (situações problemas que apresentavam as ideias do princípio multiplicativo, permutação e combinação) e Atividades Teste (quatro questões da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – que envolviam o raciocínio combinatório estudados nas atividades de apresentação). Os alunos receberam as orientações de como realizar as atividades e os principais resultados estão descritos neste texto. Há, no final do trabalho, uma reflexão dos resultados obtidos, com o que e como podemos aperfeiçoar nossa proposta e uma sugestão de atividade final.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemaspt_BR
dc.subjectContagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProblemspt_BR
dc.subjectCountingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma proposta para a inserção de problemas de contagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.