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dc.contributor.advisor1Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728306T3pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pernambuco, Déa Lúcia Campos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703483E2pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ceris Salete Ribas da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797612U9pt_BR
dc.contributor.referee2Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.creatorPaula, Mary Luci Silva de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216088Z6pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-30T15:35:47Z-
dc.date.available2017-05-30-
dc.date.available2017-05-30T15:35:47Z-
dc.date.issued2010-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4764-
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the literacy practices are constructed today, in view of the methodological issue. In order to achieve this aim a qualitative research was done. In this research six teachers of city public schools of Juiz de Fora, MG were interviewed. All of them had experience in literacy of over ten years. The theoretical support were based on the works of authors which deal specifically with literacy, such as: Soares, Frade, Araújo, Ferreiro, Casasanta, Cagliari and others. The analysis of data, which was conceived by the matching of the teacher‟s reports and theory, is organized in four themes: (i) The constitution of being a literacy teacher, (ii) Most commonly used strategies to teach literacy, (iii) Continuing formation and knowledge considered indispensable for literacy teachers and (iv) Difficult and easy aspects in the task of making children literate. The analysis of data showed the existence of plural literacy practices, based on the longitudinal experience of the teachers. It was also verified that the most commonly used procedures for promoting literacy had close connections to elements of the syllabic method, although other factors to enhance an innovative pedagogical work were also present. The criteria informed by the teachers to choose and mix several methodological principle were little precise and sometimes misguided. It is necessary to recognize that the methodological issue does not seem to be the major reason for failure in literacy practices. However, the reflexive thoughts carried out in this investigation indicate a need to retackle this issue, which has been silenced in the school environment. This would promote the construction of proposals which are possibly more efficient and would require awareness from teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo compreender o modo como são construídas as práticas alfabetizadoras hoje, tendo em vista a questão metodológica. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual foram entrevistadas seis professoras da rede pública de ensino de Juiz de Fora - MG, com mais de dez anos de atuação nas classes de alfabetização. Os aportes teóricos principais assentam-se nas obras de autores que abordam especificamente sobre a alfabetização, como Soares, Frade, Araújo, Ferreiro, Casasanta, Cagliari e outros. A análise dos dados, construída no entrecruzamento dos relatos das professoras e do arcabouço teórico, organiza-se em torno de quatro temas: (i) A constituição do ser alfabetizadora, (ii) As estratégias metodológicas mais utilizadas para alfabetizar, (iii) Formação continuada e saberes considerados indispensáveis às alfabetizadoras e (iv) As dificuldades e facilidades na tarefa de alfabetizar crianças. A análise dos dados apontou para a existência de uma pluralidade de práticas alfabetizadoras, consolidadas na experiência longitudinal das professoras. Constatou-se, ainda, que os procedimentos mais utilizados para alfabetizar aproximam-se, majoritariamente, de princípios do método silábico, embora tenhamos identificado outros elementos na busca de um trabalho pedagógico inovador e interessante. Os critérios informados pelas professoras para a escolha e mistura dos vários princípios metodológicos mostraram-se pouco precisos e algumas vezes equivocados. Há que reconhecer-se que a questão metodológica não se configura como a razão maior do fracasso das práticas alfabetizadoras, porém, as reflexões tecidas nesta investigação indicam a necessidade de uma retomada desta temática, tão silenciada nos meios escolares, para a construção de propostas possivelmente mais eficazes e conscientes por parte das professoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectMethodspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas alfabetizadoras: ressignificando a questão metodológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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